Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Cidade

Choque de ordem gera confusão na Gávea

Bruna Santamarina e Tatiana Carvalho - Do Portal

Bar na Rua Marquês de São Vicente é demolido sob olhares surpresos. Motivada por uma varanda que ocupava a calçada de forma irregular, a ação foi acompanhada de discussões e engarrafamento. Para parte dos moradores, a medida serve de exemplo. Para outros, essa não deve ser a prioridade da Prefeitura.
Leia Leia

Malhando João Buracão

Gabriela Roméro - Da sala de aula

Adotado pelo jornal Extra, o boneco João Buracão atraiu holofotes e criou polêmica. Artigo discute o personagem.
Leia

Dom Orani Tempesta é o novo arcebispo do Rio de Janeiro

Tatiana Carvalho - Do Portal

Ao assumir a função em 19 de abril, substituindo o cardeal dom Eusébio Scheid, dom Orani passará a pastorear os serviços das 252 paróquias da cidade, além das novas comunidades. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele é visto como um conciliador e grande especialista em comunicação.
Leia

Luta para manter a Gávea com jeito de interior

Shenara Pantaleão - Da sala de aula

Expansão desordenada, flanelinhas e população de rua são as principais preocupações dos moradores, que tentam conservar as características originais da região. “Se não houver ordem, será formado um gargalo no trânsito”, alerta Marta Jubér, moradora do bairro há 16 anos.
Leia Leia

Turistas brasileiros invadem o Rio de Janeiro

Carolina Heringer - Do Portal

Este foi um verão atípico no Rio. A cidade, que nessa estação costuma ficar cheia de turistas estrangeiros, se viu tomada pelos brasileiros. Mineiros, paulistas e gaúchos lotaram as praias cariocas. Porém, os brasileiros não parecem dispostos a gastar. Comerciantes cariocas afirmam que os lucros nesse verão foram bem menores do que os dos anos anteriores.
Leia

Atrasos marcam a manhã dos cariocas

Rafaella Mangione e Paula Araujo - Do Portal

O tombamento de um caminhão da Comlurb no Túnel Rebouças parou o trânsito no Rio de Janeiro. O congestionamento se estendeu por diversas áreas da cidade. Na PUC-Rio, a confusão prejudicou vários funcionários. Para muitos, o início do expediente foi adiado por algumas horas.        
Leia Ouça Leia Leia

Barulho, trânsito, favelização: dramas de Botafogo

Juliana Royo - Da sala de aula

Na opinião de moradores, o alto nível de ruído (britadeiras, buzinas, motores) reflete problema crônico da área: a expansão desordenada. "A lei permite a construção civil, mas não limita, não quer saber se a rede de esgoto está sufocada ou não", diz a presidente da Associação de Moradores de Botafogo, Regina Lúcia Chiaradia.
Leia

Patrimônio do Rio, a Bossa pode estar de volta

Rômulo Pereira - Da sala de aula

Foi na Rua Duvivier, em Copacabana, no Beco das Garrafas, que a Bossa Nova começou a crescer. Depois de viver a decadência com a popularização do movimento, a ruela caiu no esquecimento. Contudo, passados tantos anos, a idéia é revitalizar. Compradas por três empresários, as boates estão sendo reformadas e, em breve, devem ser reabertas.
Leia

Mais estátuas informais: tendência do Rio do século XXI

Adriana Ozorio - Da sala de aula

Com maior número de estátuas figurativas, o Rio de Janeiro é, mais uma vez, uma cidade privilegiada. Foi o que descobriram as paulistanas Gabriela Linhares e Paloma Veiga, a partir de um passeio num domingo pelo bairro do Jardim Botânico, onde se depararam com a sorridente estátua de Otto Lara Resende.
Leia

Roubo de carro preocupa morador de Botafogo

Raquel Honorato - Da sala de aula

Bairro registrou, entre agosto e setembro do ano passado, 36 casos de furto e 20 de roubo de automóveis. Fica atrás só do Catete no ranking de crimes do gênero. Segundo o delegado Eduardo Baptista (foto), da 10ª DP, crimes são executados, às vezes, com a colaboração de supostos guardadores.
Leia

Morre reitor emérito do Colégio São Bento

Tatiana Carvalho - Do Portal

Dom Lourenço de Almeida Prado faleceu na noite de quarta-feira, aos 97 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o início da semana, na enfermaria do Colégio. Rigoroso, foi integrante dos conselhos Federal e Estadual de Educação.  
Leia Ouça

Cardeal inaugura portal da Arquidiocese.

Lisandro Violante - Do Portal

Resultado de uma parceria com a PUC-Rio, novidade se propõe a estreitar a comunicação entre a Igreja Católica e Sociedade. "Temos que nos ajustar às novidades do mundo moderno. Não há oposição entre a fé e a razão, neste caso", observou Dom Eusébio Scheid na cerimônia de lançamento. 
Leia Leia Ouça

Parceria entre o jornalismo e a evangelização

Artur Romeu - Do Portal

Em convênio com a Arquidiocese, o Departamento de Comunicação da PUC-Rio promoveu um curso para sete vicariatos da cidade. A formatura contou com a ilustre presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Sheild, que distribuiu os diplomas e rezou uma missa acompanhado do Reitor, Padre Jesus Hortal S.J.
Leia Leia Ouça

Trânsito desafia os motoristas na Rua das Laranjeiras

Paula Daibert - Da sala de aula

Combate ao estacionamento irregular, mudanças de pontos de ônibus e uso da bicicleta como meio de transfortes são algumas das sugestões de espacialistas para desafogar o tráfego em um dos corredores viários mais importantes da Zona Sul. Em horário de pico, pode-se levar meia hora para cruzar seus 2,1 quilômetros.
Leia

Camelôs incorporados à rotina noturna da Tijuca

Carla Magno - Da sala de aula

Depois que os guardas municipais deixam a Praça Saens Peña, por volta das 20h, ambulantes ocupam as calçadas. Alguns moradores acreditam que a movimentação aumenta a segurança. Para o professor José Márcio Camargo, esta impressão indica a falha do poder público para proteger o cidadão. 
Leia

Estacionamento preocupa trabalhadores da Gávea

Gabriela Pacheco - Da sala de aula

Profissionais apontam número reduzido de vagas e falhas no sistema de transporte público como problemas crônicos. Por outro lado, moradores elogiam a segurança e o ambiente amigável do bairro, que acolhe aproximadamente 1.500 habitantes.
Leia

Vila Isabel luta para não desafinar

Manoella Vital - Da sala de aula

Insegurança e população de rua revelam-se as maiores fontes de preocupação dos moradores. Enquanto cobram melhor vigilância, moradores mantêm acesa a tradição boêmia do bairro de Noel, perpetuada nos bares, nos ensaios da escola de samba e nas calçadas.
Leia

Tijuca busca inspiração no passado

Mariana Buarque - Da sala de aula

Moradores da região cobram mais policiamento e opções de lazer. De acordo com a pesquisa Percepção da População, insegurança é apontada por 58% dos habitantes da Grande Tijuca como o principal problema do bairro. Em compensação, cresce a quantidade de opções gastronômicas. 
Leia

Rodas de choro mantém tradição de Laranjeiras

Carolina Vaisman - Da sala de aula

Programação musical na Rua General Glicério e na Praça São Salvador honram o legado histórico, mas moradores cobram uma programação cultural incrementada – à altura da variedade de comércios e das delícias peculiares do bairro, como o cachorro-quente do Oliveira. 
Leia

Choque de ordem: moradores pedem ações permanentes

Rafaella Mangione - Do Portal

Enquanto alguns já observam benefícios, como mais espaço nas calçadas, outros acreditam que mudanças efetivas dependam da continuidade da operação. Para o presidente da Associação de Moradores e Amigos da Gávea, René Hasenclever, um dos principais desafios é o combate às construções irregulares.
Leia

Cidade da Música divide opiniões

Daniele M. Carvalho - Da sala de aula

Cinco anos e R$ 500 milhões depois, a Cidade da Música será inaugurada nesta quinta-feira pelo prefeito Cesar Maia. O megaprojeto com o qual o prefeito pretende marcar seus 12 anos de gestão municipal divide opiniões de especialistas, que discutem a sustentabilidade do projeto de 94 mil metros quadrados, duas salas de concerto, treze salas de aula e outras treze para ensaios.
Leia Leia Ouça

Professores celebram resultado de pesquisa

Tatiana Carvalho - Do Portal

Pesquisa de intenção de voto sobre as últimas eleições municipais, realizada pelos alunos de Sociologia da PUC-Rio, surpreende pela precisão. Na semana passada, professores e alunos se reuniram para uma reflexão sobre o resultado da parceria entre teoria e prática, que destaca o aluno no mercado de trabalho. 
Leia

Inaugurado novo bicicletário

Artur Romeu - Do Portal

Foi inaugurado o novo bicicletário da PUC-Rio, ontem, às 10h. Os materiais utilizados na construção são ecologicamente corretos, seguindo a linha do projeto que pretende incentivar a sustentabilidade no campus. Após a cerimônia, seis bicicletas foram sorteadas entre alunos e funcionários da Universidade.
Leia

Seminário debate democracia e violação dos direitos

Bruna Santamarina - Do Portal

Segundo Taiguara Soares, um dos professores da PUC-Rio que estiveram presentes na mesa-redonda “Democracia, violência e desobediência civil”, parte do seminário promovido pelo Departamentro de Direito, " a democracia convive com a violação dos direitos" no Rio de Janeiro.
Leia

Carro acidentado esquecido na calçada da Marquês

Artur Romeu - Do Portal

Acidente na Rua Marquês de São Vicente, na altura da PUC-Rio, que ocorreu na noite de ontem, transtornou o trânsito no local, na manhã de hoje. O mais curioso é que até as 10h o carro permanecia esquecido na calçada. Os dois rapazes que estavam no veículo, segundo testemunhas, não se machucaram. 
Leia

Filme desmistifica história do Cristo Redentor

Tatiana Carvalho - Do Portal

Com depoimentos de Chico Buarque, do cineasta Nelson Pereira dos Santos e do historiador Milton Teixeira, o média-metragem "De braços abertos", que estreou em outubro, foi exibido na PUC-Rio, semana passada. A película, dirigida por Bel Noronha, desmente muitas histórias erradas sobre o Cristo Redentor. 
Leia Ouça

Liberdade e esperança em reabilitação

José Augusto Martini - Do Portal

O Portal PUC-Rio Digital foi até Teresópolis conhecer a clínica de reabilitação Sítio da Liberdade, uma das 32 comunidades do projeto Fazenda Esperança no Brasil. Convivência, espiritualidade e trabalho são os pilares do tripé que ditam o rumo do sítio, que conta com quase 60 internos.
Leia

Paes: desafio de converter a união em benefícios

Artur Romeu - Do Portal

A vitória mais apertada das eleições municipais (50,87% dos votos, contra 49,13% de Gabeira) reproduz um alinhamento político que não se via desde a década 1970 no Rio. Resta-nos verificar se a união decantada na campanha se transformará em ações concretas para a cidade.
Leia

Virada na campanha para Gabeira vence concurso publicitário

Guilherme Costa - Do Portal

Alunas do professor João Renha, Caroline e Catherine Malafaia e Juliana Gonçalves (foto), do 3º. período de Comunicação Social, venceram por unanimidade o concurso com a campanha que fizeram para o candidato Fernando Gabeira. Representantes das campanhas assistiram o julgamento das peças feitas em sala de aula.
Leia

Campanhas dividem eleitor entre biografias e alianças

Artur Romeu - Do Portal

O descompasso entre as respectivas biografias e alianças dificulta a escolha do carioca e aguça o duelo entre Eduardo Paes e Fernando Gabeira, avaliam os especialistas. "O eleitor vai votar no passado ou no presente do candidato?", pondera o cientista político e professor da PUC-Rio César Romero Jacob.  
Leia