consulta
consulta avançada

Primeira página
Texto
  Desafios 2015
  Cidade
  Esporte
  Ciência e Tecnologia
  País
  Mundo
  Cultura
  Campus
  Antigos Alunos
  Meio Ambiente
  Economia
  Saúde
  Crítica de Cinema
  Variedades
  Opinião do Professor
  Educação
Áudio
  País
  Cidade
  Mundo
  Ciência e Tecnologia
  Cultura
  Esporte
  Campus
  Programas
    Conecta
    Da sala de aula
    Memória Musical
    Revista Jovem
  Variedades
  Meio Ambiente
  Economia
  Saúde
  Antigos Alunos
Vídeo
  País
  Cidade
  Mundo
  Cultura
  Ciência e Tecnologia
  Esporte
  Campus
  Variedades
  Meio Ambiente
  Economia
  Saúde
  Conversa Curta
  Antigos Alunos
  Programas
    Publicidade etc
    PUC em cena
Videoteca
  Reitoria
  Agenda Ambiental
  Formaturas
  Mostra PUC
  Ciências Sociais
    Comunicação
  Ciências Humanas
    Teologia
  Ciência e Tecnologia
  Medicina e Saúde
  8º Congresso da Abraji
  PUC-Rio+20
  Seminário Rumos do Jornalismo Esportivo
  Festival do Rio 2008
  Festival do Rio 2011
  Festival do Rio 2012
  7º Muticom
  PIBIC
  BRICS
  Festival Curta Cinema 2012
  TV Pixel
  Transmissão ao vivo
PUC Filmes
Fotojornalismo
Puc Urgente
Programação do Vídeo
Programação do Rádio
Links
Jornal da PUC
Comunicar
  Jornal da PUC
  Assessoria de Comunicação Social
  PUC-Urgente
  Revista Jovem
  Pilha
  TV-PUC
  Editora
  Agência Experimental de Propaganda
  Comunicação Comunitária
O Documentário Segundo Sílvio Tendler
Festival Adaptação 2011
Editora Puc
Notícias da PUC
Renault Experience
Institucional
Redecom
  Texto
  Áudio
  Vídeo
  Editora
  TV Pixel
Revista Eclética
  Revista Eclética nº 43
  Revista Eclética nº 42
  Revista Eclética nº 41
  Revista Eclética nº 40
  Revista Eclética nº 39
  Revista Eclética nº 38
  Revista Eclética nº 37
  Revista Eclética nº 36
  Revista Eclética nº 35
  Revista Eclética nº 34
  Revista Eclética nº 33
  Revista Eclética nº 32
  Revista Eclética nº 31
  Revista Eclética nº 30
  Revista Eclética nº 29
  Revista Eclética nº 28
  Revista Eclética nº 27
  Revista Eclética nº 26
  Revista Eclética nº 25
  Revista Eclética nº 24
  Revista Eclética nº 23
  Revista Eclética nº 22
  Revista Eclética nº 21
  Revista Eclética nº 20
  Revista Eclética nº 19
  Revista Eclética nº 18
  Revista Eclética nº 17
  Revista Eclética nº 16
  Revista Eclética nº 15
  Revista Eclética nº 14
  Revista Eclética nº 13
  Revista Eclética nº 12
  Revista Eclética nº 11
  Revista Eclética nº 10
  Revista Eclética nº 9
  Revista Eclética nº 8
  Revista Eclética nº 7
  Revista Eclética nº 6
  Revista Eclética nº 5
  Revista Eclética nº 4
  Revista Eclética nº 3
  Revista Eclética nº 2
  Revista Eclética nº 1
  Revista Eclética nº 0
Publicidade
  Impressos
  Áudio
  Vídeo
  Fotografia
Programação ao Vivo
70anos
Semana ABC
7º Muticom
Editora
Brasil Sustentável
Comunicação 60 anos
Rio Content Market
Expediente
Fale Conosco
Banners Randômicos
Banners Selos da home
Ferramentas
Removidos cariocas
A voz das ruas
Jornada Mundial da Juventude 2013
Mostra PUC 2013
Bienal do Livro 2013
ABRAJI 2013
Golpe 50 anos
Copa 2014
Eleições 2014
Rio 450 anos
Rumos literários
Especial Clima

Seção: Meio Ambiente
19/11/2017

"Mares têm ilhas de lixo, e nenhum país é responsável"
Por: Barbara Chieregate e Marina Ferreira

Dedicada à preservação da água, a expedição Race For Water Odyssey, que chegou ao Rio no início do mês, foi a primeira a fazer o mapeamento global das ilhas de lixo espalhadas pelos oceanos, e busca montar o primeiro relatório global sobre a poluição por plástico. Cerca de 80% da poluição marítima é causada por resíduos de plástico, e um milhão de aves morrem por ano pela ingestão desses materiais. Existem cinco vórtices de lixo identificados ao redor do mundo, e das 250 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano, 10% têm o mar como destino final. A iniciativa suíça gerou a campanha Mar sem Lixo. Mar da Gente, feita pela Swissnex Brasil em parceria com a Swissando. A diretora executiva da Swissnex Brasil, Malin Borg, falou ao Portal sobre a iniciativa.

Portal: Como é o trabalho que realizam com a Swissnex no Brasil?      
Malin Borg: A Swissnex Brasil é uma iniciativa do governo suíço, como um consulado científico. Conectamos Suíça e Brasil nas áreas de ciência, arte, inovação e educação. Fazemos parcerias, projetos específicos, como o “Mar de Lixo”, mas também menores, como juntar pesquisadores suíços e brasileiros em eventos públicos. Estamos aqui desde abril de 2014, e é o sexto escritório do mundo da Rede Swissnex. A ideia é sempre ficar em um polo de criatividade, de inovação, como o Rio de Janeiro, não só dentro de uma embaixada.

Portal: O que é a Race for Water Odyssey?       
Malin Borg: A Race for Water é uma fundação suíça que visa a proteger a água. A primeira iniciativa foi a Race for Water Odyssey, que começou em março, em Bordeaux, na França, em uma embarcação que fazia a volta ao mundo, passando pelas cinco ilhas de lixo. Ele teve um acidente e virou, quebrou tanto que não pôde vir ao Rio. Mas a equipe está vindo mesmo assim, e as pesquisas nessas ilhas de lixo continuam. É o primeiro levantamento global das ilhas de lixo do mundo. Há anos haviam feito de uma ou outra, mas nunca de todas elas. E foram mapeadas de uma forma científica constante, com um sistema. Eles se lançaram ao mar em março e estavam até agora. Não queremos passar um mês falando sobre lixo marítimo e parar por aí; queremos criar parcerias sustentáveis.

Portal: O que os cientistas descobriram ao fim do mapeamento?      
Malin Borg:
Nas três primeiras paradas, eles encontraram uma quantidade enorme de plástico que forma esse volume de lixo. Alguns resultados preliminares mostram que em Azores e Bermudas, por exemplo, que são ilhas remotas, de difícil acesso, sem indústrias, encontraram um lixo que era 80% plástico e não produzido no local. Existia também o lixo da população local, mas em meio ao que encontraram, existiam muitos fragmentos de plástico. Isso mostra que o lixo rodou o oceano, bateu em ondas, quebrou, sofreu ação do sol – foi se fragmentando e, logo, está rodando o mundo.

Portal: Como surgiu a campanha “Mar sem Lixo. Mar da Gente”?

Malin Borg: Soubemos da Race for Water Odyssey há um ano e, já que o Rio de Janeiro seria a última parada, quisemos fazer uma campanha em volta disso. O Rio não fica dentro dessas correntes, então era planejado vir aqui para conversar com os parceiros, com a população, sensibilizar as pessoas desse problema do plástico nos oceanos. Então decidimos, junto com a iniciativa Swissando, uma campanha de comunicação do governo suíço, montar uma campanha para acolher a equipe da Race. Assim nasceu a “Mar sem Lixo. Mar da Gente”, juntando parceiros locais como o Museu do Amanhã, a Biblioteca Parque Estadual e o Projeto Grael.

Portal: Como é a campanha?

Malin Borg: Haverá seminários na Biblioteca Parque Estadual. Um será mais aberto ao público, em parceria com Museu do Amanhã e com o Viva Rio, e o assunto principal é o futuro dos oceanos. Vamos juntar pessoas do governo, universidades, ONGs, e o debate será em torno do lixo marinho no contexto brasileiro. No segundo dia o foco será mais científico: vamos juntar cientistas brasileiros e suíços e fazer workshops à tarde. Eles serão um tipo de experimento de pensamento que vai propor reflexões sobre a hipótese de o oceano ter apenas um dono. Eles discutirão como seria gerida a poluição se um governo fosse o dono dos oceanos todos, e de quem seria a responsabilidade. Haverá também hipóteses de uma empresa ser dona dos oceanos, e logo, tomar conta de todo o lixo nele.

Depois vamos resumir os resultados e tentar levantar algumas novas ideias e soluções, já que justamente o problema não é de ninguém. Nenhum país se sente responsável por esse lixo todo nos oceanos. Como o lixo vai de um lugar para o outro, ninguém é responsável pela coleta, e quem mais sofre são as pequenas ilhas que ficam com as costas cheias de restos de plástico.

A abertura é uma exposição sobre a Race, com duas esculturas de lixo marinho, da Baía de Guanabara. Também estamos fazendo uma corrida de stand up paddle em Niterói, na qual quem ganha não é o mais rápido, e sim quem coleta mais lixo. A ideia é aproximar a equipe, a Suíça com os pesquisadores brasileiros e o Brasil.

Portal: Como foi o workshop sobre o método sustentável de cradle to cradle?             
Malin Borg:
Cradle to cradle é o conceito de fazer o design de um produto já pensando na vida posterior dele, um design sustentável, circular. A expedição identificou que um dos lixos mais encontrados nessas grandes ilhas de lixo são fragmentos de escovas de dentes. Trabalhamos em parceria com uma empresa de escovas de dente suíça, a Curaprox, e juntamos designers, arquitetos e engenheiros do IED e fizemos um workshop com o objetivo de produzir o protótipo de uma escova cradle to cradle. É muito perigoso porque vira microlixo rapidamente e os peixes ingerem esse material, assim como nós também consumimos, em última análise. Uma designer, professora da Universidade de Artes de Zurique, e um representante do EPEA Brasil, órgão que certifica produtos de cradle-to-cradle, ministraram o workshop. Os resultados vão ser expostos no IED durante a Semana de Design Rio.  

Portal: Como é a relação da Swissnex com universidades?       
Malin Borg: Já realizamos um trabalho na PUC em parceria com o Instituto Genesis que foi bem produtivo. No momento trabalhamos com uma universidade na Suíça com foco na inovação, e eles querem fazer um intercâmbio, um curso de verão, aqui no Brasil com uma universidade parceira. Em dezembro vamos à PUC justamente para conversar sobre a possibilidade de fazer uma escola de verão em inovação. 

Programação da Campanha

23/11 e 24/11 – Workshop Cradle to Cradle / IED Rio 5/11 – Apresentação do projeto Race for Water / Espaço Cultural CCR Barcas, Praça XV 5/11 – Resultado do Workshop Cradle to Cradle (Semana Design Rio) / IED Rio 7/11 – Competição de Stand-Up Paddle com coleta de lixo / Praia de Itaipu, Niterói 07/11 – Flupp: Mesa redonda “Navegar é preciso”, com Marco Simeoni (CEO da R4WO) e Amyr Klink / Fatec – Chapéu Mangueira/Babilônia 9/11 – Palestras educativas para crianças do Projeto Grael e passeio de barco – Praia de Jurujuba 10/11 e 11/11 – Conferência “Preservando nossos oceanos: uma corrida contra o tempo” – Biblioteca Parque Estadual Vão ser expostas esculturas feitas pelo Departamento de Belas Artes da UFRJ, fotos de todo o roteiro da Race ao redor do mundo e vídeos da experiência da equipe. Mais informações: http://www.swissnexbrazil.org/mardagente/

Publicada em: 23/11/2015 às 15:00 Seção: Meio Ambiente


Versão para impressão:

Outras matérias:

anterior < Pendências para avanço da resiliência no Rio de Janeiro

Especialistas discutem caminho

...

próxima > Trilha Transcarioca conta com multirão ecológico

Com 250 quilômetros, maior tri

...


Topo da página
Primeira página . Texto . Desafios 2015 . Cidade . Esporte . Ciência e Tecnologia . País . Mundo . Cultura . Campus . Antigos Alunos . Meio Ambiente . Economia . Saúde . Crítica de Cinema . Variedades . Opinião do Professor . Educação . Áudio . País . Cidade . Mundo . Ciência e Tecnologia . Cultura . Esporte . Campus . Programas . Conecta . Da sala de aula . Memória Musical . Revista Jovem . Variedades . Meio Ambiente . Economia . Saúde . Antigos Alunos . Vídeo . País . Cidade . Mundo . Cultura . Ciência e Tecnologia . Esporte . Campus . Variedades . Meio Ambiente . Economia . Saúde . Conversa Curta . Antigos Alunos . Programas . Publicidade etc . PUC em cena . Videoteca . Reitoria . Agenda Ambiental . Formaturas . Mostra PUC . Ciências Sociais . Comunicação . Ciências Humanas . Teologia . Ciência e Tecnologia . Medicina e Saúde . 8º Congresso da Abraji . PUC-Rio+20 . Seminário Rumos do Jornalismo Esportivo . Festival do Rio 2008 . Festival do Rio 2011 . Festival do Rio 2012 . 7º Muticom . PIBIC . BRICS . Festival Curta Cinema 2012 . TV Pixel . Transmissão ao vivo . PUC Filmes . Fotojornalismo . Puc Urgente . Programação do Vídeo . Programação do Rádio . Links . Jornal da PUC . Comunicar . Jornal da PUC . Assessoria de Comunicação Social . PUC-Urgente . Revista Jovem . Pilha . TV-PUC . Editora . Agência Experimental de Propaganda . Comunicação Comunitária . O Documentário Segundo Sílvio Tendler . Festival Adaptação 2011 . Editora Puc . Notícias da PUC . Renault Experience . Institucional . Redecom . Texto . Áudio . Vídeo . Editora . TV Pixel . Revista Eclética . Revista Eclética nº 43 . Revista Eclética nº 42 . Revista Eclética nº 41 . Revista Eclética nº 40 . Revista Eclética nº 39 . Revista Eclética nº 38 . Revista Eclética nº 37 . Revista Eclética nº 36 . Revista Eclética nº 35 . Revista Eclética nº 34 . Revista Eclética nº 33 . Revista Eclética nº 32 . Revista Eclética nº 31 . Revista Eclética nº 30 . Revista Eclética nº 29 . Revista Eclética nº 28 . Revista Eclética nº 27 . Revista Eclética nº 26 . Revista Eclética nº 25 . Revista Eclética nº 24 . Revista Eclética nº 23 . Revista Eclética nº 22 . Revista Eclética nº 21 . Revista Eclética nº 20 . Revista Eclética nº 19 . Revista Eclética nº 18 . Revista Eclética nº 17 . Revista Eclética nº 16 . Revista Eclética nº 15 . Revista Eclética nº 14 . Revista Eclética nº 13 . Revista Eclética nº 12 . Revista Eclética nº 11 . Revista Eclética nº 10 . Revista Eclética nº 9 . Revista Eclética nº 8 . Revista Eclética nº 7 . Revista Eclética nº 6 . Revista Eclética nº 5 . Revista Eclética nº 4 . Revista Eclética nº 3 . Revista Eclética nº 2 . Revista Eclética nº 1 . Revista Eclética nº 0 . Publicidade . Impressos . Áudio . Vídeo . Fotografia . Programação ao Vivo . 70anos . Semana ABC . 7º Muticom . Editora . Brasil Sustentável . Comunicação 60 anos . Rio Content Market . Expediente . Fale Conosco . Banners Randômicos . Banners Selos da home . Ferramentas . Removidos cariocas . A voz das ruas . Jornada Mundial da Juventude 2013 . Mostra PUC 2013 . Bienal do Livro 2013 . ABRAJI 2013 . Golpe 50 anos . Copa 2014 . Eleições 2014 . Rio 450 anos . Rumos literários . Especial Clima . Entre em contato
Powered by Publique!