Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022


Cidade

Professores celebram resultado de pesquisa

Tatiana Carvalho - Do Portal

01/12/2008

 Tatiana Carvalho Em outubro, o Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio divulgou uma pesquisa de intenção de voto realizada pelos próprios estudantes. A precisão, para a diretora do Departamento, Angela Paiva, foi surpreendente. Enquanto 47% dos 110 entrevistados votariam em Gabeira, somente 18% escolheriam Eduardo Paes. Dois meses depois, na Sala do Mestrado, os alunos se reuniram para uma reflexão sobre o resultado da parceria entre a teoria e a prática. Os professores celebravam o produto da experiência:

- Essa foi, talvez, uma das eleições municipais mais importantes. Eletrizante até o último minuto. Demos sorte – comemora o professor Antônio Alckmim. Ele acredita que os resultados oficiais precisam ser mais avaliados, mas que a tendência da mídia é deixar esse assunto de lado.

A atividade, que destaca o aluno no mercado de trabalho, surpreendeu pela precisão. Para o professor Paulo César Lima, coordenador da pesquisa, o perfil do eleitorado de Gabeira está presente na PUC-Rio: universitários de classe média, moradores da Zona Sul, que se identificam com a imagem do candidato. Paulo conta que a pesquisa começou logo no início da “onda Gabeira” e das publicações dos números oficiais.

- Esse projeto representou um avanço para nós. Agora, precisamos ter um grupo forte de metodologia dentro do Departamento, para que os alunos possam recorrer a ele – afirma Ricardo Ismael, coordenador da graduação.

A pesquisa de campo foi feita pelo Método Survey (amostragem estratificada aleatória). Alunos de primeiro a terceiro períodos entrevistaram 110 estudantes da PUC-Rio, entre 15 de setembro e 3 de outubro. No futuro, ela será publicada no caderno do Departamento.