Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022


Cidade

Parceria entre o jornalismo e a evangelização

Artur Romeu - Do Portal

21/01/2009

 Artur Romeu                                                                                                                                                                           A sala 102-K vibrava com uma euforia incomum para um sábado na PUC-Rio. Diferentes grupos discutiam animados os resultados de seus projetos e ansiavam por apresentá-los. Era a coroação de um programa de estudos de mídia, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação em parceria com a Arquidiocese do Rio, que deu suporte técnico e teórico, durante um semestre, para a criação de jornais impressos e de portais de notícias na internet a representantes de sete vicariatos da cidade.

A comemoração contou com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Eusébio Sheild. Acompanhado pelo Reitor da PUC-Rio, Padre Jésus Hortal S.J., Dom Eusébio entregou os diplomas aos participantes do curso. Segundo o Arcebispo, o domínio da comunicação moderna tem grande importância para a evangelização.

- Com a integração dos portais dos vicariatos demonstramos o nosso desejo de dar maior volatilidade à mensagem de Cristo. Nós temos obrigação de evangelizar. Temos a obrigação de usar tudo que possa nos auxiliar a comunicar melhor, para um número maior de pessoas, a mensagem de Cristo.

Os vicariatos reúnem um determinado número de pastorais e são responsáveis pelo trabalho de evangelização em diferentes regiões das cidades. Antes da entrega dos diplomas, representantes dos sete vicariatos apresentaram os portais de internet que criaram durante o curso. Além das páginas virtuais, eles também produziram um jornal impresso para ser veiculado nas comunidades. Formada em Jornalismo, Silvia Fernanda participou de todas as aulas e contou quais são os objetivos dos projetos a serem implementados no seu vicariato:

- O curso teve um bloco teórico e outro prático. As aulas foram bastante dinâmicas e os professores muito dedicados. Debatemos bastante questões do jornalismo atual. A idéia não é fazer um jornalismo só religioso, precisamos comunicar com toda a sociedade e por isso decidimos fazer um jornal comunitário.

O idealizador da parceria entre o Departamento de Comunicação e os vicariatos foi o professor Miguel Pereira. Ele destaca o objetivo de aproveitar toda a capilaridade da Igreja:

- Essa estrutura que montamos potencializa a capacidade de comunicação da Igreja. Temos que aproveitar sua inserção dentro das comunidades para ir além do jornal paroquial e fazer um jornalismo comunitário, com uma linguagem que abranja aquela região.

Ele disse ainda que o projeto terá continuidade nos próximos dois anos, com outras oficinas de comunicação, como jornalismo de televisão e leitura crítica. Depois da cerimônia, todos foram para o Salão da Pastoral, onde o Arcebispo celebrou uma missa com o Reitor.