Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022


Cidade

Cardeal inaugura portal da Arquidiocese.

Lisandro Violante - Do Portal

27/01/2009

Com o objetivo de aproximar mais a Igreja Católica da sociedade, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou um portal na internet. Desenvolvida em parceria com a PUC-Rio, a novidade representa, além de um avanço de integração social, um casamento entre fé e razão. Assim observou o Cardeal D. Eusébio Scheid na cerimônia de lançamento, em dezembro. A solenidade reuniu o reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal S.J., os professores do Departamento de Comunicação Miguel Pereira e Clarice Abdala e a gerente do Instituto Gênesis, Julia Zardo.

Depois de alguns segundos afinando-se com o notebook, Dom Eusébio recorreu ao bom humor para apresentar o portal:

- Eu nem sei qual é a diferença entre portal e site. Mas nós somos obrigados a nos adaptar sempre às novidades objetivas que o mundo moderno apresenta. Não há uma oposição entre a fé e a razão, neste caso.

Resultado de um ano e meio de trabalho, o portal da Arquidiocese faz parte de um plano estratégico de comunicação. A PUC-Rio, por meio do Projeto Comunicar e do Instituto Gênesis, participou intensamente do projeto. Padre Jesus Hortal afirmou que a universidade pôde ajudar com "desenvoltura" a Arquidocese, por ter desenvolvido seu portal "há pouco tempo" (o Portal PUC-Rio Digital está no ar desde abril de 2008). O professor Miguel Pereira, que acompanhou a elaboração do site, destacou alguns dos principais propósitos:

- Vamos criar um canal de fluxo constante com a população para que o cotidiano da Arquidiocese seja mostrado para todos. Queremos também que a sociedade seja provocada com valores que vão além das crenças religiosas, como solidariedade e humanismo.

Pereira ressalvou que o portal ainda está em processo de evolução: o layout e algumas configurações serão aperfeiçoados. O conteúdo do site reunirá artigos e noticias sobre a Arquidiocese, além de editorias da igreja sobre temas atuais. O endereço do portal é www.arquidiocese.org.br.