Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Retiro dos Artistas comanda renovação cultural

Sérgio Luiz - Da sala de aula

Revitalização da casa criada em 1918 e abertura de espaços como a Lona Jacob do Bandolim facilitam o acesso dos moradores de Jacarepaguá a espetáculos, aulas de música e programas artísticos. Na contramão da efervecência cultural, violência e poluição afligem o cotidiano da região.  
Leia

Prêmios para universitários produtores de conteúdo

José Augusto Martini - Do Portal

Concurso promovido pela Oi vai premiar o idealizador do projeto escolhido com um curso de quatro semanas na New York Film Academy. Os trabalhos selecionados serão exibidos no Canal Oi TV, cuja inauguração está programada para o próximo ano. 
Leia Ouça Leia

Raízes indígenas preservadas em livro sobre catimbó

Paula Giolito - Do Portal

O diálogo inter-religioso marcou o lançamento do livro “Nos caminhos da Jurema Preta – Zé Pilintra e seus Falangeiros”, na PUC-Rio. A obra da Yalorixá Abigail Kanabogy trouxe como pano de fundo para discussões religiosas e culturais o catimbó, religião brasileira com características afro-indígenas.
Leia

Paço Imperial, cenário de "Quincas Borba"

Yasmin Pamplona - Da sala de aula

Machado de Assis usou o Rio de Janeiro como cenário de diversos textos. O Paço Imperial, por exemplo, foi palco do conto "O diplomata" e do romance "Quincas Borba". Na TV, os atores Othon Bastos e Nathalia Timberg interpretam a leitura de contos e crônicas do escritor que marcou sua obra pela relação afetiva com a cidade.
Leia Leia Leia Ouça

"Noites de Almirante" marca homenagens a Machado

Bruna Santamarina - Do Portal

Parceria entre a PUC-Rio e o Globo Universidade, filme baseado em conto de Machado de Assis foi exibido no Canal Futura e no Estação Vivo Gávea. Este curta e “Missa do Galo” podem ser vistos na TV Ao Vivo. O Portal PUC-Rio Digital reúne uma série de reportagens sobre o escritor produzidas em 2008. 
Leia Leia Ouça

Nélida Piñon: 'Ele é o brasileiro mais fascinante'

Guilherme Costa - Do Portal

Em entrevista exclusiva para o PUC-Rio Digital, a escritora Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, conta o que acha de tão fascinante na vida e na obra de Machado de Assis: “Não só eu o acho o maior escritor brasileiro, como o brasileiro mais fascinante.”
Leia Leia Ouça

Morro da Conceição, o Rio com ares machadianos

Camila Sampaio - Da sala de aula

Com o casario dos séculos XVII e XIX preservado, composto por sobrados nas ruas estreitas do Morro da Conceição, o conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan inclui as igrejas de São Francisco da Prainha e de Santa Rita. Formam o cenário de um Rio de Janeiro que revive na literatura de Machado de Assis e na memória dos seus moradores.
Leia Leia

Livros mergulham na vida e na obra do grande escritor

Paula Giolito e Tatiana Faveret - Do Portal

O centenário de morte de Machado inspirou uma série de livros da Editora PUC-Rio, como “Onze Anos de Correspondência: Os Machados de Assis”, “Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés”, “Quem é Capitu?” e o recém-lançado "Machado de Assis (1908-2008)".
Leia Ouça Leia

Sino embala encenação de conto no anfiteatro

Bruna Santamarina - Do Portal

Na dramatização do conto “A Igreja do Diabo”, Alexandre Dantas transformou em discípulos os espectadores que lotaram o Anfiteatro Junito Brandão. Quando o sino da Igreja do Sagrado Coração dobrou, ao meio-dia, o ator aproveitou a deixa e encerrou a apresentação ao som dos badalos.  
Leia Ouça Leia

Livro revela bastidores da revista Manchete

José Augusto Martini - Do Portal

Ela surgiu na década de 50 e rapidamente se tornou a revista semanal mais vendida do país. Em 2000, a Bloch Editores decretou falência. Parte desta jornada é contada em Aconteceu na Manchetecoletânea de histórias vividas por profissionais como as professoras da PUC-Rio Angela de Rego Monteiro e Lenira Alcure.
Leia Ouça Leia

Visões contemporâneas do filósofo Derrida

José Augusto Martini - Do Portal

Lançado nesta quarta-feira, Espectros de Derrida reúne uma coletânea de artigos sobre o pensamento do filósofo Jacques Derrida. Os textos foram escritos por estudiosos do Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução e compilados pelo professor da PUC-Rio Paulo Cesar Duque-Estrada.
Leia

Exposição comemora a juventude de um cinqüentão

Carolina Heringer - Do Portal

Símbolo de gerações de jovens, “O Encontro marcado”, de Fernando Sabino, completa 50 anos e é homenageado em mostra que reúne fragmentos da vida e obra do escritor mineiro. Depois de passar por Belo Horizonte e Brasília, a exposição organizada pelo filho, Bernardo Sabino, fica na PUC-Rio até 5 de dezembro.
Leia Ouça Leia

Ibsen inspira vozes contra discriminação às mulheres

Paula Giolito - Do Portal

No seminário internacional “Irmãs de Nora”, homenagem ao centenário de morte do dramaturgo Henrik Ibsen, especialistas discutiram as mudanças do papel feminino na sociedade. A escritora Asne Seierstad, por exemplo, contou sua convivência com o preconceito sofrido pelas mulheres no Afeganistão.
Leia

Como levar mulheres ao ataque de nervos em 13 capítulos

Paula Giolito - Do Portal

Muitas mulheres são conhecidas por constantes mudanças de humor sem motivo aparente. Pensando nisso, a publicitária e professora da PUC-Rio Luciana Pessanha escreveu “Como montar uma mulher bomba – manual prático para terroristas emocionais”, com relatos de mulheres “explodidas” e de namorados que “explodem”.
Leia

Livro do Cardeal Carlo Maria Martini é lançado na PUC-Rio

Carolina Heringer - Do Portal

Na última quinta-feira (27), foi lançado, na PUC-Rio, o mais recente livro do Cardeal Carlo Maria Martini, Arcebispo emérito de Milão, que defende a renovação da Igreja com a participação dos jovens. Dois atores declamaram algumas partes do livro em frente à livraria Carga Nobre (foto).
Leia

Vanguarda de Guimarães Rosa é relembrada

Viviane da Costa - Da sala de aula

Especialistas avaliam as contribuições do autor de “Grande Sertão: Veredas” para a renovação literária. Como o jogo de linguagem que apaga fronteiras entre crianças e adultos. "Na obra de Rosa, o universo infantil não se perde na relação do adulto com o mundo", destacou Denise Ramalho, doutora em Literatura Brasileira.  
Leia Leia Ouça

Doação de livros vai até 14 de dezembro

Bruna Santamarina - Do Portal

A Fazenda Esperança e Projeto Ler para Crescer recebem, respectivamente, livros não didáticos e infanto-juvenil. O projeto, realizado pelo Centro Pastoral Anchieta, está voltado para a criação de uma bilioteca para dependentes químicos, na Fazenda, e para a comunidade Pavão-Pavãozinho. 
Leia

Seminário debate desigualdade de gênero, raça e sociedade

José Augusto Martini - Do Portal

Em parceria com o Consulado Geral da Noruega, a PUC-Rio realiza, no dia 26 de novembro, o Seminário Internacional "Irmãs de Nora”. Os temas em debate serão os desafios da mulher na sociedade atual e as vozes femininas na obra do autor norueguês Henrik Ibsen.
Leia

Festival do Minuto lança nova safra de cineastas

Tatiana Carvalho - Do Portal

Nesse ano, R$ 50 mil estão sendo dados aos premiados no Festival do Minuto, que tem alcance internacional. Gustavo Steinberg, curador do evento, ressalta que ele pode destacar na carreira aqueles que estão começando a trabalhar com cinema, como aconteceu com Ricardo Santini, em Pequena Pausa (foto). 
Leia Ouça Leia

O Demoninho de Olhos Pretos nos cinemas do Brasil

Tatiana Carvalho - Do Portal

Filme que reúne contos de Machado de Assis foi exibido na PUC-Rio e fez sua estréia em dezembro nas salas de cinema de todo o país. O diretor Haroldo Barbosa optou por manter a linguagem do texto machadiano e tentou não fugir do roteiro ou estourar o orçamento. Uma boa oportunidade de conhecer melhor a obra de Machado.
Leia Ouça Leia

MostraPUC de Cinema exibe curtas-metragens de alunos

Arthur Romeu - Do Portal

A apresentação de filmes de estudantes de Cinema da PUC-Rio lotou o auditório do RDC. Foram exibidos oito curtas-metragens, entre documentários e ficções. Pseudociese (foto), de Eduardo Albuquerque, foi um dos destaques da mostra. 
Leia Leia Ouça

Em outro país, como se estivesse em casa

Paula Giolito - Do Portal

Conhecer a cultura brasileira é o objetivo de estudantes estrangeiros que vêm ao país. Levam na bagagem de volta experiências úteis ao crescimento profissional e amizades. Como a construída entre a americana Nina e a aposentada Dora, que há 15 anos hospeda alunos do intercâmbio da PUC-Rio.
Leia

PUC-Rio é eleita melhor universidade privada

Carolina Heringer e Guilherme Costa - Do Portal

No IV Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real, PUC-Rio foi a melhor entre as instituições privadas (capitais). Recebeu também três prêmios referentes a áreas de conhecimento. “Temos um ensino de alta classificação”, sintetizou o reitor, Padre Jesus Hortal Sánchez (foto).   
Leia

Arte sobre rodas: fusca é atração nos pilotis

Bruna Santamarina e Tatiana Carvalho - Do Portal

Um fusca colorido chama a atenção dos que passam pelos pilotis da Ala Kennedy. O projeto, de Elísio Tiúba, aluno do curso de Arquitetura da PUC-Rio, é uma das inúmeras atrações reunidas no evento "Mãos à Obra", que acontece até sexta-feira, 14, em diversos espaços da Universidade.   
Leia Ouça

Desfile de estilos lota os pilotis

Guilherme Costa - Do Portal

Segunda edição do Estilo PUC reuniu mais de 600 espectadores. Viram a portuguesa Catarina Pessanha (foto), aluna de Publicidade, levar a melhor. Ela concorreu com 20 estudantes que se revezaram numa passarela marcada pela descontração. Seis receberam convites de agência de modelos.
Leia Leia Ouça

Escritor, pedagogo e homem público

Paula Giolito - Do Portal

Nas Jornadas Lobatianas, oficinas, mesas-redondas e exibições de vídeos animaram os debates entre os alunos da disciplina “Lobato: o escritor, pedagogo e o homem público”, eletiva do curso de pós-graduação em Literatura Brasileira. Promovidas pelo Departamento de Letras e pela Cátedra Unesco, foram palco da afirmação de Monteiro Lobato como um grande escritor.
Leia Ouça

"Black Music" cria personagens a partir da música

Guilherme Costa - Do Portal

Em "Black Music", novo livro do jornalista e professor da PUC-Rio, Arthur Dapieve, os personagens experimentam a violência no Rio de Janeiro movidos à trilhas sonoras inusitadas que misturam jazz, funk e rap. O autor explora sua trajetória de crítico musical para compor a trama.
Leia

A arte do encontro no metrô, no aeroporto, na rodoviária

Tatiana Carvalho - Do Portal

Concebida por Diego de Angeli, aluno do curso de Cinema da PUC-Rio, peça no Teatro do Jockey mostra como os espaços de transição se refletem nas relações humanas. Com os também estudantes João Marcelo e Diana Behrens, apresentação fica em cartaz até domingo, 2 de novembro. 
Leia

União entre a arte e o saber

Viviane da Costa - Do Portal

Reflexões sobre as relações humanas a partir da leitura do conto “Days of wine and roses”, do escritor mineiro Silviano Santiago reuniram quatro gerações de atores no Espaço Sesc de Copacabana. "Há uma dimensão humana que não envelhece, é a dimensão do saber, do conhecimento, da sensibilidade, e isso está na arte", explica a professora da PUC-Rio, Clarisse Fukelman (foto), idealizadora do projeto.
Leia Leia

Mostra sobre Gentileza ilustra economia criativa

Bruna Santamarina - Do Portal

Especialistas discutiram, na PUC-Rio, os rumos da forma de produção baseada na criatividade e na inovação. Como a apresentação Univvverrsso Gentileza, que transformou uma iniciativa cultural e social num produto bem-sucedido no mercado. Exposição sobre o tema ficará até o dia 30 na universidade.
Leia Leia Ouça