Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2022


Cultura

PUC-Rio é eleita melhor universidade privada

Carolina Heringer e Guilherme Costa - Do Portal

11/11/2008

 Paula Giolito

A Pontifícia Universidade Católica do Rio ficou em primeiro lugar entre as instituições de ensino privadas das capitais avaliadas pelo IV Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real. A PUC-Rio foi contemplada também com três prêmios na categoria “As Melhores por área de conhecimento”: Matemática e Informática; Ciências dos Materiais; Elétrica e Mecânica. Para o reitor da universidade, Padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., as premiações confirmam a excelência da comunidade acadêmica:

– Quando soubemos que estávamos entre os finalistas, esperávamos o prêmio, pois temos um ensino com alta classificação em todo país. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na universidade, que preza o espírito comunitário.

As 28 instituições premiadas, em diversas categorias, foram conhecidas na noite de segunda-feira, 10 de novembro, em celeberação no Teatro Abril, em São Paulo. Participaram da cerimônia o ministro da Educação, Fernando Hadadd, e a atriz Fernanda Montenegro.

Iniciado em janeiro, o processo seletivo atualizou os dados de universidades de todo o país. A avaliação dos cursos contou com o parecer de 2.040 profissionais, entre professores, coordenadores e avaliadores do MEC. Eles não opinaram sobre as respectivas universidades em que trabalham.

Participam do prêmio anual as instituições com cursos de bacharelado – à exceção de Pedagogia e Educação Física, dos quais foram consideradas as licenciaturas. Em 2007, dos 21.317 cursos universitários do país, apenas 8.223 cumpriam os critérios de avaliação.