Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2022


Cultura

Visões contemporâneas do filósofo Derrida

José Augusto Martini - Do Portal

03/12/2008

O pensamento do filósofo Jaques Derrida é revisitado em Espectros de Derrida (Editora PUC, em parceria com a Nau Editora). O livro, lançado nesta quarta-feira, às 19 horas, na Livraria Argumento do Leblon, traz uma coletânea de artigos escritos por integrantes do Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução (NEED). Desde 2002, o grupo se dedica à pesquisa de temas contemporâneos com base no pensamento do filósofo francês.

Coordenada por Paulo Cesar Duque-Estrada, professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, a coletânia reúne seis artigos. No primeiro, “Sobretudo... o perdão: (im)possibilidade, alteridade, afirmação”, Paulo Cesar situa o perdão como uma linha-mestra do pensamento de Derrida. Já no artigo “Mulher, verdade, indecidibilidade”, a jornalista Carla Rodrigues, professora de Comunicação Social da PUC-Rio, discute a articulação da filosofia de Derrida com as questões do feminino, resultado da sua dissertação de mestrado defendida em março na PUC-Rio.

A partir do ponto de vista de diversos autores, o NEED pretende contribuir para a recepção e o debate do pensamento de Jaques Derrida no ambiente intelectual brasileiro. O núcleo também articula um intercâmbio entre especialistas nacionais e estrangeiros, para desenvolver novas possibilidades de leitura da crítica derridiana.

Jacques Derrida foi um importante filósofo francês de origem argelina, conhecido principalmente como criador da "desconstrução". Seu trabalho é freqüentemente associado ao pós-modernismo. Teve um profundo impacto sobre a teoria da literatura e a filosofia continental.