Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2022


Cultura

Arte sobre rodas: fusca é atração nos pilotis

Bruna Santamarina e Tatiana Carvalho - Do Portal

11/11/2008

Artur Romeu Com exposições espalhadas por todos os cantos da Universidade, a primeira Semana de Arquitetura e Design Mãos à Obra começou ontem, 10, e irá até sexta-feira,14, com bazartes, filmes, oficinas, palestras e um desfile. O que mais chama a atenção dos alunos que visitam o evento é um fusca colorido, estacionado na entrada dos pilotis da Ala Kennedy. O projeto é do surfista e estudante de Arquitetura da PUC-Rio, Elísio Tiúba, e se chama “Ofuscando”. Ele conta que pintou o veículo usando 67 canetas de tinta acrílica à base d’água, em 250 horas de trabalho. Aos interessados, o carro está à venda por R$ 1 milhão, segundo seu criador, que sonha ter seu trabalho no Livro dos Recordes como o primeiro veículo todo pintado com canetas.

– Sou um vírus bom. Tentei levar algo de positivo para milhares de pessoas. Quero navegar pelas páginas da internet, mostrando que ainda existem infinitas coisas que um computador jamais fará e, dentre elas, está o meu fusca. A emoção que tive ao concluir minha obra servirá para alegrar aqueles que um dia sonharam fazer algo com paixão e amor à arte. – explica ele.

Tiúba começou a pintar em pranchas há cinco anos e ficou conhecido em campeonatos de surf, não só pela confecção, como também por se arriscar nas ondas. Ele criou “Ofuscando” há dois anos, mas só colocou a mão na massa, de fato, nos últimos meses. Às vezes, o estudante sai com seu carro pela rua e conta que já ouviu de tudo. Quando pára no posto de gasolina, por exemplo, os frentistas se reúnem ao seu redor, instigados com o colorido e a excentricidade do fusca.

– Certa vez, me perguntaram se o trabalho foi elaborado com adesivos. Nem eu acredito que pintei um carro inteiro com canetas. – conta Tiúba.

Além do "Ofuscando", Mãos à Obra oferece ao público: palestras com profissionais da área de design, na sala L226; desfile reunindo trabalhos de moda; bazarte, com venda de produtos artesanais; mostra de curtas e médias de alunos da PUC-Rio; exposição de fotografias sobre “viagens pelo mundo”, entre outras atrações.

Programação:

9h – 23h – Fotografarte e Mostra de Arquitetura e Design – pilotis da Ala Kennedy, do Edifício da Amizade.
9h – 17h - Exposição da Faculdade de Arquitetura e Design do Chile – pilotis do Edifício Cardeal Leme
9h – 17h - Exposição de Artes – CRAA, na Vila dos Diretórios
9h – 17h - Exposição Sentaí e Tectônica – Solar
13h – 17h - Oficina “Repensando os Limites do Campus” - Tenda
9h – 17h - Bazarte – Vila dos Diretórios
13h – 18h - Oficina “Mãos à Obra” - Canteiro Experimental
9h – 23h – Mostra de Moda "Em Processo" – Ala Kennedy
9h – 23h – Corredor das Artes - Corredores do Pavilhão
10h – 12h - Oficina de Design - Canteiro Experimental (exceto sexta-feira)

A programação completa está na secretaria do Departamento de Arquitetura, na sala L301 do Edifício Cardeal Leme.