Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2022


Cultura

Adeus ao homem que deu tons verde-amarelos à pop art

Thiago Carva - Do Portal

Expoente das artes plásticas e um dos principais nomes da nova figuração, o pintor, desenhista, gravador e escultor Rubens Gerchman morreu em São Paulo de câncer, aos 66 anos, às vésperas do carnaval. Em suas obras, construiu uma ponte entre a pop art e a realidade brasileira dos anos de chumbo.
Leia Ouça

Da "tela em branco" à "pedra do reino"

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 20ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o diretor Luiz Fernando Carvalho (foto) trouxe à PUC-Rio a equipe de “A pedra do reino”, de Ariano Suassuna, e contou os bastidores da produção: “Trabalho sempre a partir da tela em branco. Vou tentar provocar acontecimentos diante da câmera, pra que eu possa ter uma razão de filmar”.
Leia Ouça Leia

As palavras arquitetadas

Camila Fidalgo, Giulia Setembrino e Milene Couras - Da sala de aula

A última reportagem da série sobre o centenário do arquiteto Oscar Niemeyer mostra como sua obra vai além do desenho: em 2007, ele lançou quatro livros, o que leva para 20 o número de títulos assinados por ele. Ficção, autobiografia, arte e, claro, arquitetura, são apenas alguns dos temas explorados pela sua faceta de escritor desde 1939.
Leia

No reino de Ariano Suassuna

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 19ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o escritor Ariano Suassuna falou, para um RDC lotado, sobre a minissérie "A pedra do reino", baseada no livro de sua autoria, dirigida na TV por Luiz Fernando Carvalho. Com bom humor e ótimas tiradas, mereceu longos aplausos.
Leia Ouça Leia

Cenografia, a arte da intuição

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 18ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", os cenógrafos José Cláudio Ferreira (foto) e Kelller da Veiga falaram sobre cenografia, fotografia e produção em televisão. "Para fazer um cenário não basta, por exemplo, pesquisar a época da novela. Você tem que ter intuição, tem que conseguir passar um clima", disse José Cláudio.
Leia Leia Ouça

Niemeyer, um comunista inveterado

Fernanda Alves, Manoela Barbosa, Maria Chrisá Azevedo - Da sala de aula

As posições políticas do arquiteto Oscar Niemeyer, filiado ao Partido Comunista desde 1945, são o tema da quinta reportagem da série sobre seu centenário. O que para muitos é razão de crítica, para o escritor português José Saramago, é motivo de orgulho: “Manter o rumo no meio deste temporal, com ventos que sopram de todos os lados, isso o Oscar conseguiu”, afirma.
Leia

Sonhos na cabeça, mas com os pés no chão

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 17ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o engenheiro Celso Araújo e o diretor de fotografia José Tadeu (foto) conversaram com a turma sobre iluminação, cenários, figurinos e as várias etapas do processo de produção em televisão.
Leia Leia Ouça

Niemeyer fora do Brasil: obras rompem fronteiras

Gabriela Duarte, Gabriela Costa e Roberto Soares - Da sala de aula

Na quarta reportagem da série sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, Gabriela Duarte, Gabriela Costa e Roberto Soares mostram a expansão internacional de sua obra, principalmente na França, para onde se exilou em 1967. Ee aliou seu traço inconfundível e suas convicções políticas no projeto da sede do Partido Comunista Francês (foto).
Leia

Produção em TV: a arte de lidar com gente

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 16ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o produtor Eduardo Figueira e o diretor Maurício Farias (de 'A grande família') falaram das particularidades da produção em televisão. "As pessoas têm que ter uma certa ousadia, uma inquietude. O bom produtor deve perceber e valorizar quando isso acontece", disse Eduardo (de branco na foto).
Leia Ouça Leia

História real de uma transgressão

Letícia Simões - Do Portal

"Meu nome não é Johnny”, que estréia nos cinemas nesta sexta-feira, 4, teve seção para alunos da PUC-Rio. A exibição foi seguida de debate com o ator Selton Mello, com o diretor Mauro Lima, a produtora Mariza Leão e com o jornalista Guilherme Fiúza, autor do livro homônimo que deu origem ao filme. Com a platéia, eles discutiram tráfico e legalização de drogas.
Leia Leia Ouça

O Garrincha da arquitetura

Marcelo Chagas, Rafael Cavalieri e Luiza Cavalcanti - Da sala de aula

Na terceira reportagem em homenagem ao centenário de Oscar Niemeyer, uma entrevista com o coordenador do curso de Arquitetura da PUC-Rio, Otávio Leonídio. Ele compara o arquiteto ao jogador Garrincha. Os textos desta série são de alunos de Edição em Jornalismo, do professor Felipe Gomberg. Na foto, Niemeyer e um de seus colaboradores mais próximos, José Carlos Sussekind.
Leia

Um Niemeyer ativo aos 100 anos

Gisele Valente e Daniele Marinho - Da sala de aula

Na segunda reportagem sobre o centenário de Oscar Niemeyer, o destaque é a sua convivência com o tempo. Lúcido e ativo aos 100 anos de idade, o arquiteto é um exemplo de vida. Os textos desta série foram produzidos por alunos de Edição em Jornalismo, do professor Felipe Gomberg. Na foto, Niemeyer ao lado do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Leia

O traço centenário de Niemeyer

Alessandra Perret e Anna Luisa Pitta - Da sala de aula

Oscar Niemeyer fez 100 anos neste 15 de dezembro. Numa homenagem ao seu centenário, o PUC-Rio Digital publica uma série de reportagens sobre o arquiteto - textos feitos por alunos de Edição em Jornalismo, do professor Felipe Gomberg. No primeiro texto, duas de suas obras: o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, e a Casa das Canoas (foto), em São Conrado, Rio. 
Leia

"Adaptar Machado?!? Eu estou com pena de vocês..."

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 13ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", a novelista Glória Perez contou detalhes do processo de produção de "Hilda Furacão", deu dicas aos alunos sobre texto e roteiro e se assustou quando soube que a missão dos grupos seria adaptar para a TV um conto de Machado de Assis: "Machado é dificílimo, é literário demais", disse.
Leia Leia Ouça

"Veja" e "O Globo" festejam autores de "Laços"

Fernanda Ralile - Do Portal

O assédio da grande imprensa mudou a rotina dos estudantes Célio Porto, de 17 anos, e Clarice Falcão, de 18. Desde que a dupla de alunos de Comunicação da PUC-Rio venceu na semana passada o concurso  Project Direct, do site YouTube, os pedidos de entrevista e citações em jornais e revistas vêm se multiplicando. O curta "Laços" ("Ties") superou 3 mil concorrentes.
Leia Leia Ouça

O som da simplicidade

Felipe Machado - Do Portal

Para o compositor Gustavo Santaolalla (foto), é a opção pela simplicidade que explica tanto reconhecimento em tão pouco tempo: ele é vencedor de dois Oscar de melhor trilha sonora original pelas composições de “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Babel”, num currículo de trilhas para apenas seis longas.
Leia Ouça Leia

"Produzir é sonhar dentro da indústria", diz Ishikawa

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 15ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o diretor de Produção Alexandre Ishikawa (foto) e a gerente de Produção Maristela Velloso contaram os bastidores do processo de produção de uma novela e das minisséries da emissora. "Fazer produção é como sonhar dentro de um processo industrial", disse Ishikawa.
Leia Leia Ouça

Ao som da história

Felipe Machado - Do Portal

No terceiro encontro do “Música em cena”, o professor da PUC-Rio Hernani Heffner traçou um panorama da história da música no cinema brasileiro de 1920, data das primeiras iniciativas de contratar músicos para compor trilhas musicais, até os tempos atuais, em que as gerações de músicos estão cada vez mais voltadas para esse mercado.
Leia Leia Ouça

Oportunidade no futebol e coragem no cinema

Felipe Machado e Gabriela Ferreira - Do Portal

A jornalista Claudia Silva, co-autora de “Futebol Exportação”, alerta os alunos que pretendem fazer Publicidade que o futebol é uma grande oportunidade de trabalho. O produtor de cinema Marcos Prado, na profissão depois de quase se formar em Economia, avisa: “Há muitas forças contrárias à profissão”.
Leia Ouça

"Levamos até o som do mar de Copa pro estúdio"

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 14ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o gerente de competências do Projac, Edson Pimentel, falou sobre a criação da Central Globo de Produção e revelou que várias cenas de "Paraíso tropical" foram feitas na verdade em estúdio, e não no bairro de Copacabana. "Levamos até o som do mar de Copa para os estúdios do Projac", disse.
Leia Ouça Leia

Debate esquentou na exibição de filme sobre 70 anos da UNE

Letícia Simões - Do Portal

Críticas à revista "Veja", defesa de Che Guevara, pito nos universitários que não fazem questão de participar de discussões sobre política. O debate foi quente na exibição, no RDC, no início de novembro, de "Memória do movimento estudantil", do cineasta - e professor da PUC - Sílvio Tendler (na foto, com a atriz Nathalia Timberg, ela que começou a carreira nos palcos da UNE).
Leia

Música para os olhos

Gabriela Ferreira - Do Portal

Reunidos no segundo encontro do evento “Música em cena”, profissionais de cinema lembraram que, na época dos filmes mudos, o som tinha o papel de confirmar, reforçar as imagens que apareciam na tela. O diretor Cacá Dieges (foto à esquerda) esteve na mesa de debates ao lado do ator José Wilker, do compositor Marcus Viana, do diretor musical - e professor da PUC-Rio - David Tygel e do jornalista e escritor João Máximo.
Leia Ouça Leia

Disney: racismo e estereótipos em desenho animado

Felipe Machado - Do Portal

A pesquisadora da Indiana University Darlene J. Sadlier compara documentários de Walt Disney e de Orson Welles que retrataram o Brasil na época da política da boa vizinhança com os Estados Unidos. Ela diz que, enquanto Welles tinha preocupações sociais, Disney nutria simpatias pela Alemanha nazista e era politicamente conservador.
Leia

"Anos rebeldes foi o meu Radio days"

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 12ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o roteirista Sérgio Marques lembrou "Anos rebeldes", falou da influência que "Anos dourados" teve na sua concepção, e garantiu: "É mais fácil roteirizar algo do século 19 do que histórias recentes. As pessoas que as viveram estão vivas e cobram, corrigem!"
Leia Ouça Leia

"Eu minto para a imprensa"

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 11ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o novelista Silvio de Abreu (de "A próxima vítima", "Guerra dos sexos" e "Belíssima") falou da importância das novelas na história da televisão brasileira. Bem-humorado, disse que aprendeu a mentir para jornalistas ávidos por saber, muito antes de todos, o fim das histórias.
Leia Leia Ouça

O olhar de Custódio Coimbra

Letícia Simões - Do Portal

O fotógrafo Custódio Coimbra, do jornal "O Globo", veio à PUC-Rio palestrar sobre fotojornalismo. Falou da carreira, contou casos - como uma ótima foto de Collor que não pôde ser publicada e o portão em que teve de subir para registrar o velório de Tancredo - e não fugiu da polêmica quando o assunto foi  manipulação de fotos. Ao lado, o Cristo e a lua pelas lentes de Custódio.
Leia

Coneco discute ética e comunicação

Gabriela Ferreira - Do Portal

PUC-Rio sediou o II Congresso de estudantes de pós-graduação em Comunicação, que teve como tema “Culturas livres e novas tecnologias”.
Leia

Do Brasil para o mundo

Gabriela Ferreira - Do Portal

Músicos brasileiros ganham espaço no mercado internacional de trilhas de cinema. No I Encontro de Música para Cinema, eles discutiram quais os elementos de uma boa trilha sonora. “As pessoas que fazem música para a imagem devem ter menos apego ao que fazem e ter seu próprio estilo”, defendeu André Abujamra, compositor de músicas para 36 filmes.
Leia Leia Ouça

De Person para Person

Letícia Simões - Do Portal

O RDC viu e aplaudiu "Person" (foto), da apresentadora da MTV Marina Person. O filme revela quem foi seu pai, o cineasta Luís Sérgio Person, que na década de 60 dirigiu "São Paulo S.A.". Ela disse ao Portal PUC-Rio Digital como foi a pesquisa para fazer o documentário, falou de suas buscas pessoais e adiantou um novo projeto: rodar um filme sobre crescer em São Paulo nos anos 80.
Leia Ouça

Os desafios e as soluções de Walcyr Carrasco

Fernanda Ralile - Do Portal

Na 10ª palestra do seminário "Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo", o novelista Walcyr Carrasco falou do desafio das adaptações literárias para a televisão, admitiu que já pensou em "matar" todos os protagonistas de uma de suas novelas e aproveitou para provocar polêmica: "Quem diz que não liga pra ibope está mentindo."
Leia Leia Ouça