Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Simulação do real atrai telespectadores

Gabriela Ferreira - Do Portal

No XI Encontro da Socine, realizado na PUC-Rio, a palestra “Violência, Vigilância e Imagens de Exceção” discutiu a produção audiovisual contemporânea com imagens que simulam a realidade e que têm interessado muitos telespectadores. Ivana Bentes (ECO/UFRJ) (foto), Eliana Monteiro (ECO/UFRJ, UNESA) e Consuelo Lins (ECO/UFRJ) fizeram parte da mesa.
Leia

TV, cinema, e a estética da repetição

Gabriela Ferreira - Do Portal

Os filmes que se tornam minisséries e os seriados que se tornam longas-metragens foram o assunto da palestra da coordenadora do Núcleo de Cinema e Comunicação da Universdade Federal do Rio Grande do Sul, Fatimarlei Lunardelli (foto). Sob o tema “Cinema, Televisão e Cultura de massa”, ela contou que a estratégia de marketing vende de forma positiva os produtos brasileiros.
Leia Ouça Leia

Múltiplos olhares sobre 1968

Glaucia Marinho - Do Portal

"Terra em Transe" é uma alegoria do golpe militar 1964. Essa foi a conclusão do cineasta Silvio Tendler (foto), no Seminário Múltiplos Olhares de 68, realizado na PUC-Rio. Orlando Sena e a professora da UFRJ Ivana Bentes também participaram da mesa.
Leia Leia

Fronteiras cinematográficas

Glaucia Marinho - Do Portal

O cinema como arte nacional foi discutido na palestra “Fronteiras do Nacional”, realizada no XI Encontro da Socine, na PUC-Rio. No debate mediado pela professora Andréa França (PUC-Rio), estavam presentes os professores Fernando Mascarello (Universidade do Vale dos Sinos/RS), Walter Moser (Universidade de Ottawa, Canadá), e o professor Denílson Lopes (ECO/UFRJ).
Leia Ouça Leia

Ancelmo Gois: "Os jornais impressos não vão morrer"

Gustavo Coelho - Do Portal

Na entrega do II Prêmio Mongeral Imprensa, em 10 de junho, na PUC-Rio, o colunista do Globo renovou a confiança no jornalismo impresso, que "tende a ficar mais analístico". A cerimônia foi marcada pela homenagem à Associação Brasileira de Imprensa e pelo anúncio da nova categoria do prêmio - para estudantes. 
Leia Ouça Leia

Mulheres no cinema nos anos 1950

Gabriela Ferreira - Do Portal

O professor da Universidade de Sorocaba, Maurício Gonçalves, discutiu, no XI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, as mudanças da sociedade paulista nos anos de crescimento industrial. A partir das obras de Abílio Pereira, ele mostra como o cinema trabalhava as questões sociais, a opressão e a falta de justiça.
Leia Ouça Leia

Campanhas de alunos para o Kuat superam expectativa

Gustavo Coelho - Do Portal

A criatividade marcou os 11 trabalhos de alunos de Publicidade da PUC-Rio para o guanará. Apresentados em 29 de maio, encantaram os estudantes, professores e curiosos que lotaram o RDC. O vencedor do concurso “Mundo Novo Kuat” será escolhido por uma comissão de especialistas e executivos da Coca-Cola.
Leia

Salles discute limites entre ficção e realidade

Oliviia Haiad - Do Portal

Baseado na obra da escritora e blogueira gaúcha Clarah Averbuck, Nome próprio, novo filme de Murilo Salles, usa a internet para expor as inquietudes envolvidas no processo de criação. A professora da PUC-Rio Melanie Dimantas assina o roteiro em parceria com Salles e Elena Soárez. A pré-estréia foi no dia 12 de junho, no auditório do RDC.   
Leia Ouça

Histórias que o cinema conta

Letícia Simões - Do Portal

Na palestra “Cinema, Releituras e História”, realizada durante o encontro da Socine, na PUC-Rio, Mariarosaria Fabris, Isabel Regina Augusto e Ana Rita Mendonça refletiram sobre como a construção da estética cinematográfica pode influenciar na propaganda de diferentes épocas.
Leia Ouça Leia

A bem-sucedida parceria entre Fevuc e meio ambiente

Glaucia Marinho - Do Portal

Pela primeira vez, a Feira de Valores da Universidade Católica, a Fevuc, dividiu o campus e o calendário de atividades com a Semana do Meio Ambiente. O objetivo, explicou o Vice-Reitor, Pe. Josafá Siqueira, foi demonstrar que os valores sociais estão associados aos ambientais. “Não existe mais espaço para a fragmentação social e ambiental”, afirmou ele.
Leia

Obama e McCain farão duelo histórico, prevêem especialistas

Guilherme Costa e Olivia Haiad - Do Portal

Thomas F. Schaller, especialista em eleições norte-americanas, esteve na PUC-Rio e no jornal O Globo para avaliar o embate histórico entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain. Em entrevista exclusiva ao portal, ele disse: "O foco dos EUA será o Oriente Médio." A opinião de que a América Latina continuará esquecida é compartilhada pelo professor da PUC Márcio Scalércio.
Leia Ouça

Publicitários discutem alternativas de mídia

Gustavo Coelho e Olivia H - Do Portal

"Cada um aperta muito bem seu parafuso, mas ninguém tem muita idéia do que está montando". A crítica de Fernando Campos, da agência Santa Clara, ao modelo tradicional marcou a palestra de abertura da Semana da Publicidade, em maio, na PUC-Rio. Gustavo Bastos, da 11/21, endossou: “Não existe nenhuma idéia inesquecível que não seja simples”.
Leia Leia Ouça

Ex-professor vai doar mil livros para a PUC-Rio

Gustavo Coelho - Do Portal

Acervo de Eliézer Burlá, um dos fundadores do curso de Comunicação, reúne obras de música clássica, mitologia grega, filosofia, direito, comunicação e história do judaísmo. "Chegou o momento de doá-las. Quero que a nova geração seja melhor do que eu, que me ultrapasse", justifica o publitário de 87 anos.  
Leia Leia Ouça

Preço, a parte mais sensível da bilheteria

Letícia Simões - Do Portal

No debate do Socine que discutiu mercado de trabalho, a polêmica girou em torno de temas como distribuição, exibição, público e preço do ingresso, fator de grande influência no sucesso de bilheteria do cinema nacional. Especialistas defenderam metas alcançáveis: “Tem que acabar com a falácia de que filme brasileiro com menos de um milhão é um fracasso”, reclama João Guilherme Barone, professor da PUC-RS.
Leia Ouça Leia

O mundo de Guimarães Rosa transformado em imagem

Felipe Machado - Do Portal

A diretora do documentário “Passaporte húngaro”, Sandra Kogut, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, “Mutum”, na PUC-Rio durante o XI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, a SOCINE. Ex-aluna do curso de Comunicação Social, ela estava emocionada por voltar ao lugar onde se formou em Jornalismo. Para selecionar atores não-profissionais, percorreu os quatro cantos do sertão mineiro.
Leia Leia Ouça

Música para "dançar com os miolos"

Gustavo Coelho - Do Portal

Inspirado pelo DVD “Boca Livre Ao Vivo”, grupo festeja 30 anos com a volta aos palcos. O professor da PUC-Rio David Tygel, um dos integrantes originais do Boca, revela as curiosidades, os desafios e as alegrias de um quarteto que “não faz música para balançar o esqueleto, para aparecer no Faustão”.
Leia Ouça Leia

Reunião de bambas anima a hora do almoço

Maria Eduarda Parahyba - Do Portal

Depois de Monarco e Nilze Carvalho, Nelson Sargento e Ana Costa transformaram o anfiteatro da PUC-Rio numa roda de samba. Na apresentação do dia 19 de maio, músicas de Caymmi, Ary Barroso e Cartola embalaram a segunda-feira de alunos, professores e funcionários da Universidade.
Leia Ouça

Samba invade o bosque e anima a hora do almoço

Glaucia Marinho e Gustavo Coelho - Do Portal

Alunos, professores e funcionários dançaram na cadência de Monarco e Nilze Carvalho,  segunda-feira, dia 12. Com músicas de bambas como Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, os sambistas transformaram o anfiteatro da PUC-Rio numa roda de samba. Nos dias 19 e 26, o samba será comandado por Ana Costa, Nelson Sargento, Nei Lopes e Sururu na Roda.     
Leia Ouça

25 anos depois, a trilha sonora de uma nova geração

Guilherme Costa - Do Portal

Com 105 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Thriller chega ao mercado em edição comemorativa, voltada para o público jovem, que não teve a oportunidade de conhecer o melhor de Michael Jackson. “Quando você faz uma versão que não consegue se distanciar muito do original, você está depondo a favor do brilhantismo do original”, explica o crítico musical e professor da PUC-Rio, Arthur Dapieve.
Leia Leia Ouça

Encontro incentiva o diálogo entre as religiões

Olivia Haiad - Do Portal

Ao reunir lideranças católicas e de matriz africana, além de professores, pesquisadores e alunos, seminário da PUC-Rio simbolizou o entendimento entre as religiões proposto pelo Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente. Em iniciativa pioneira no Rio, o Nirema coordena mapeamento das casas de religiões afro-brasileiras.  
Leia Leia Ouça

Áreas verdes inspiram o afago entre mães e filhos

Olivia Haiad - Do Portal

Especialmente nas manhãs de sol, o bosque da PUC-Rio atrai desde jovens mães que estudam na universidade até moradoras da Gávea em busca de um oásis para curtir o filho. Como Beatriz Ayar e o pequeno Gabriel (foto). Enquanto expõe os produtos na feira de orgânicos, ela aproveita o espaço bucólico para brincar com o filho de 1 ano.
Leia Ouça Leia

PUC-Rio sedia o XI encontro da Socine

Gabriela Ferreira e Glaucia Marinho - Do Portal

Durante três dias, pesquisadores nacionais e internacionais se reuniram no campus para debater, ver filmes e exposições. Entre as inúmeras atrações estava a mostra “Cinema, exposto” (foto), organizada pela professora Angeluccia Habert, cujo objetivo era mostrar que o cinema está além da sala escura através de fotografias, objetos e instalações criadas por artistas como Sérgio Marimba e Alfredo Grieco.
Leia Leia Ouça

Boas idéias e palavras certas, a receita da sedução

Fernanda Ralile - Do Portal

No terceiro encontro da Semana da Publicidade, organizado pelo Departamento de Comunicação Social em 2007, Roberto Vilhena (foto), diretor de criação da Artblanc, e José Guilherme Vereza, professor da PUC-Rio, destacaram a importância das criatividade e da linguagem num mercado sob mudanças aceleradas. A próxima Semana de Publicidade começa na segunda-feira, 12,  com palestra de Fernando Campos, diretor de criação da Agência Santa Clara.
Leia Ouça Leia

O negócio é a alma da propaganda

Fernanda Ralile - Do Portal

Na segunda palestra do ciclo Semana da Publicidade, Toni Lourenço, diretor de criação da Conexão Brasil, inverteu a máxima da área: “O negócio é que é a alma da propaganda. Porque negócio é sinônimo de cliente, e sem cliente não há propaganda.” Na próxima segunda-feira, a Semana de Publicidade desse ano receberá o diretor de criação da Agência Santa Clara, Fernando Campos.
Leia Leia Ouça

Professor produz versão de “Os Especialistas”

Maria Eduarda Parahyba - Do Portal

Produzida por Hermes Frederico, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, peça estréia na sexta-feira, 9 de maio, no Centro Cultural da Justiça Federal. História conta a saga de quatro fuzileiros navais convocados pelo governo americano para assassinarem um líder do Oriente Médio.
Leia Ouça

Histórias da Copa do Mundo da Publicidade

Fernanda Ralile - Do Portal

Especialistas contaram, na Semana da Publicidade, as delícias de concorrer e ser premiado no Festival de Cannes. O evento foi organizado pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio em 2007. A deste ano começa na próxima segunda-feira, 12,  e receberá o diretor de criação da Agência Santa Clara, Fernando Campos.
Leia Leia Ouça

Cineasta conta como nasceu o filme sobre Celso Furtado

Maria Eduarda Parahyba - Do Portal

"Eu assumi o pensamento de Celso Furtado, eu fiz um filme a favor de Celso Furtado. Não acredito em um jornalismo neutro, nem documentário neutro." Assim o diretor José Mariani, professor da PUC-Rio, transformou as idéias do principal economista brasileiro do século XX (foto) no recém-lançado "O longo amanhecer". Mariani revela bastidores deste processo de tradução e criação. 
Leia

Oásis cultural carioca

Thiago Castanho - Do Portal

O Instituto Moreira Salles, no Alto Gávea, ocupa 10 mil metros quadrados de floresta, numa sede que guarda os traços da arquitetura moderna brasileira. Construído em 1950 para ser residência da família Salles, o IMS é hoje a maior instituição privada dedicada à cultura no país. Seus jardins e seu acervo de artes plásticas e fotografia fazem do lugar um oásis cultural carioca.
Leia Leia Ouça

Musa por acidente

Rafael Nunan do Nascimento Silva - Da sala de aula

Ex-aluna da PUC-Rio, a jovem Anna Júlia Werneck, musa dos Los Hermanos, inspirou uma das canções de maior sucesso do grupo. Tímida, ela desconhecia a paixão de Alex, que só descobriu numa entrevista com o CD já lançado e a canção fazendo sucesso nas rádios.
Leia

Por trás da câmera, um repórter

Fernanda Ralile - Do Portal

Uma aposta no que mais gostava foi o que levou o fotógrafo Gabriel de Paiva a trocar a reportagem pela foto-reportagem. Na mudança, o faro pela notícia se manteve intacto. “Fotógrafo preguiçoso não vai a lugar nenhum. Ele tem que estar sempre correndo atrás da melhor imagem, da melhor hora e do melhor lugar para bater a foto”, disse ele em entrevista ao Portal PUC-Rio Digital.
Leia Leia Ouça