Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2024


Cultura

Campanhas de alunos para o Kuat superam expectativa

Gustavo Coelho - Do Portal

13/06/2008

Desafiados a bolar campanhas para o guaraná Kuat, alunos de Publicidade da PUC-Rio superaram as expectativas. No auditório lotado do RDC, dia 29 de maio, os trabalhos provocaram no público uma mesma reação: "parecem feitos por profissionais", diziam. Admiravam-se com a criatividade das 11 idéias desenvolvidas por 60 estudantes do sexto período para o concurso “Mundo Novo Kuat”.

As 11 equipes tiveram liberdade para escolher os temas, mas as campanhas precisaram seguir uma linha de baixo custo. Pedro Henrique Targat, um dos participantes, destacou o caráter prático da inciativa:

- Botamos a mão na massa. Desde a pesquisa até o layout, pensamos em tudo. Nas últimas três noites eu nem dormi para acertar uns detalhes. Mas valeu a pena porque tivemos a oportunidade de ver como é no mundo real. Foi sensacional.

O concurso contemplou as três turmas do publicitário Marcos Barbato, professor de Laboratório de Publicidade. No semestre passado, Barbato havia promovido um iniciativa semelhante, com a marca de biscoitos Trakinas. Em seu segundo período na universidade, o professor anima-se com a dedicação dos estudantes para cumprir o desafio:

- Quando cheguei à universidade, minha missão era trazer uma experiência verdadeira para os alunos. Depois do Trakinas, o Kuat veio como um upgrade. Os alunos se envolveram de coração. Até perdi o controle sobre as idéias que eles tinham - conta Barbato, que pretende atrair, no segundo semestre, empresas como a Nike.

Para preparar campanhas do Kuat, os estudantes tiveram pouco mais de um mês. Barbato confessa que ficou espantado com o resultado conseguido no curto prazo:

- O briefing que os alunos receberam foi simples, e por isso mais desafiador. Os grupos me surpreenderam. O nível ficou acima do esperado. Algumas idéias apresentadas aqui não haviam sido pensadas nem pelo pessoal das agências. E isso me dá um grande prazer.

Dos 11 grupos participantes, três serão proclamados vencedores por uma comissão de professores, publicitários e executivos da Coca-Cola, que controla o guaraná Kuat. O prêmio será justamente apresentar os trabalhos à Coca. A empresa estuda a oferta de estágio aos alunos que se destacarem. Para a publicitária Cristina Turnes, o trabalho da comissão julgadora será difícil:

- A dedicação dos alunos foi maior do que eu poderia prever. Eles investiram muito. Vai ser difícil escolher os vencedores.

Independentemente do resultado do concurso, a sensação entre os alunos era de alívio e satisfação. Eduardo Fonseca, por exemplo, mostrava-se orgulhoso do esforço do seu grupo:

- Pensamos até nos pequenos detalhes, como num anúncio a ser exibido só nos abrigos das paradas de ônibus. Também gravamos um comercial na praia: a natureza é um elemento importante na nossa campanha.