Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2024


Cultura

Histórias da Copa do Mundo da Publicidade

Fernanda Ralile - Do Portal

06/05/2008

Organizada no segundo semestre de 2007, pelo professor do Departamento de Comunicação Social Carlos Negreiros, a Semana da Publicidade trouxe à PUC-Rio uma seleção de grandes publicitários. Abriram o encontro Fábio Seidl, redator da agência África; Antônio Carlos Accioly, diretor da Margarida e Flores Filmes; e Ronaldo Conde, da agência 11/21.

Com muitas fotos e histórias divertidas, Seidl e Accioly contaram aos alunos suas experiências em Cannes. A exemplo do festival de cinema, a premiação publicitária tornou-se uma das referências mundiais da área. Como dizem os estudantes, é uma “Copa do Mundo” da publicidade.

Realizado anualmente, o Festival de Cannes reúne cerca de 25 mil trabalhos, de 80 países. Ganhar o Leão – seja de ouro, prata ou bronze – significa prestígio mundial. Mas Seidl ressalvou:

- O objetivo de vocês [estudantes e jovens publcitários] não pode ser ganhar prêmios, mas sim construir sua marca e ser reconhecido profissionalmente.

O publicitário foi mais incisivo ao esclarecer que “nem todos os ganhadores são bons, há muitos vídeos ruins recebendo Leão”.  Para ele, os publicitários devem cultivar um olhar abrangente e combater armadilhas nostálgicas:

- Cannes premia o passado, aquilo que já foi feito. É preciso olhar para frente.

Conde, assim como Accioly, criticou a tendência a sair da cidade para ascender profissionalmente - o que pode se tornar um tiro no pé.

- Falta o Rio perceber que criação não é só agência. Não fiquem aflitos em ir para São Paulo, a vida não é só o anúncio que sai no jornal - disse Conde ao estudantes.

Accioly completou:

- Produzir no Rio é garantia de geração de empregos e estágios para vocês.

A próxima Semana de Publicidade já tem data marcada. Na segunda-feira, dia 12,  e terça, 13, a PUC-Rio receberá no auditório do RDC, Fernando Campos, diretor de criação da Agência Santa Clara, com a palestra, Kuat – Reinventado uma marca, das 9h às 11h. Das 11h às 13, vai ser a vez, do diretor da agência 11|21, Gustavo Bastos, apresentar o tema Simplicidade é tudo. Na terça-feira, as duas sessões apresentarão o Rolo de Cannes de 2007.