Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2024


Cultura

Professor produz versão de “Os Especialistas”

Maria Eduarda Parahyba - Do Portal

07/05/2008

A peça “Os Especialistas”, produção mais recente do professor Hermes Frederico, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, estréia na sexta-feira, 9 de maio, no Centro Cultural Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241 - Cinelândia). Com roteiro de Adriano Shaplin e direção de Bárbara Bruno, a história conta a saga de quatro fuzileiros navais convocados pelo governo americano para o assassinarem um líder do Oriente Médio. São todos especialistas em táticas de guerra, cada um em uma área distinta, daí o título.

O professor conta que a idéia da peça resulta de um processo iniciado há seis anos com uma turma de recém-formados da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), coordenada por Hermes:

- Depois de formados, os alunos queriam fazer alguma coisa e eu escolhi um texto para eles. Foi o “Trainspotting”. A partir daí, fizemos “Laranja Mecânica”, “O Dia do Redentor”, “Os Vencedores” e “Bent”. Isso precisava continuar, mas texto em teatro para atores jovens é difícil.

Em busca de textos mais ajustados a jovens atores, Hermes se deparou com “Os Especialistas” no Festival de Edimburgo em 2004. A sensação do festival era justamente o que o professor estava procurando:

- Os papéis são para atores jovens. A peça ainda ficou em cartaz nos EUA por dois anos. Agora é a vez do Brasil.

Apesar do final feliz para a versão brasileira de “Os Especialistas”, Hermes ressalta que ainda são grandes os desafios de se produzir para teatro no país. A falta de patrocínio fez com que ele próprio investisse nas produções:

- Sempre é um risco, você pode ter retorno ou não. Quando há patrocínio facilita muito.