Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2022


Cultura

Aquarela e óleo, simplesmente

Nathalia Fernandes - Do Portal

O artista norte-americano John Nicholson (foto) faz exposição no Solar Grandjean de Montigny com pinturas e aquarelas. São trinta e uma obras contendo dois tipos de prática: a aquarela sobre papel e o óleo sobre a tela. As obras estão em cartaz até a próxima sexta-feira, 31.
Leia Leia

Cinema brasileiro em debate em tarde de Comunicação

Glaucia Marinho - Do Portal

A carência de espaço para as produções nacionais foi debatida pelo diretor de fotografia Jorge Monclar na tarde de Comunicação 2008. Além dos alunos de cinema, os futuros jornalistas e publicitários tiveram a oportunidade de assistir as palestras de Jorge Antônio Barros, editor do Globo e do blog Repórter do Crime, e do publicitário Guilherme Sal, diretor do Grupo Sal.
Leia

Prateleiras de livros reduzidas a um chip

José Augusto Martini - Do Portal

O que mais chamou a atenção na Feira do Livro de Frankfurt foi a quantidade de livros digitais disponíveis. "Folhear" um texto por meio de leitores eletrônicos está cada dia mais comum. O editor da Editora PUC-Rio, Fernando Sá (foto), sabe que o livro ainda terá seu espaço por muito tempo, mas não descarta a possibilidade de seus netos se habituarem a ler no formato digital.
Leia

Pré-estréia de 'Última Parada 174' lota auditório do RDC

Bruna Santamarina - Do Portal

Exibição do candidato do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro reuniu mais de 250 espectadores na PUC-Rio. Ao mesclar cenas de tensão com passagens tranqüilas, longa de Bruno Barreto provocou reações diversas nos estudantes. "Quis responder perguntas em aberto", disse o diretor.
Leia Leia Ouça

"Zé com a mão na porta" e o pé no sucesso

Paula Giolito - Do Portal

As situações que envolvem o universo masculino são expostas ao público na ópera rock “Zé com a mão na porta”, que estréia na próxima terça-feira, 21, no Teatro do Jockey. No  palco, quatro atores e quatro músicos, entre eles o guitarrista Carlos Gualda, aluno de Cinema da PUC-Rio.
Leia Ouça

Um arquivo de boas histórias

Paula Giolito - Do Portal

A história do Brasil é relembrada através de uma coleção de selos em curta-metragem idealizado por Carolina Paraguassú Dayer, ex-aluna da PUC-Rio. O documentário encerra a programação do terceiro dia da 7a. edição do REcine, Festival Internacional de Cinema de Arquivo, no Arquivo Nacional.
Leia

Filme de aluno da PUC-Rio é premiado

Artur Romeu - Do Portal

Rodado na universidade, "Apenas o fim", de Matheus Souza, foi eleito o Melhor Longa-Metragem de Ficção pelo voto popular no Festival do Rio. Recebeu também a Menção Honrosa do júri. Para o jovem diretor, de 20 anos, o reconhecimento do público revelou-se "o grande prêmio".
Leia Leia

Peça infantil de Gabriel o Pensador em apresentação única

Tatiana Carvalho - Do Portal

Baseada em livro homônimo, "Um Garoto chamado Rorbeto" será encenada em 12 de outubro, Dia das Crianças, às 18h30, no Canecão. Dirigida por Sura Berditchevsky e com Felipe Haiut, aluno da PUC-Rio, no elenco, a peça aborda, por exemplo, a importância de aceitar as diferenças. 
Leia

Um celular na mão e uma idéia na cabeça

José Augusto Martini - Do Portal

Uma carta filmada para um amigo distante. Com essa proposta, a aluna de Publicidade da PUC-Rio, Manuela Pinaud, ganhou o concurso Curta Criativo, na categoria celular, promovido pela Firjan. “Há muitas portas abertas para os curtas. É bem válido participar e o resultado me estimulou a fazer outros projetos”, contou Manuela, que agora sonha em fazer Cinema.Clique em "veja" e assista "Para meu amigo".
Leia Leia Ouça

A palavra é reciclar

André Rangel - Da sala de aula

A mostra Arte em Cor, em cartaz até 15 de novembro no Galpão das Artes, na Gávea, é uma exposição de móveis e objetos feitos a partir de resíduos de demolição. Inaugurado há seis anos, é a primeira vez que o espaço, projeto financiado pela Comlurb, promove uma apresentação das possibilidades que a reciclagem oferece para a decoração.
Leia

Pré-estréia de 'Última Parada 174' movimenta a PUC-Rio

Artur Romeu - Do Portal

Concorrente ao Oscar de melhor filme estrangeiro, Última Parada 174, de Bruno Barreto, será exibido nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 11h, no auditório do RDC. A apresentação do longa-metragem será seguida de debate com o diretor e os atores Cris Viana e Michel Gomes.
Leia

Uma janela para o futuro

Paula Giolito e Joana Medina - Do Portal

Ciclo de palestra traz profissionais de Jornalismo, Cinema e Publicidade para, em clima de bate-papo, esclarecer os alunos de primeiro período do curso de Comunicação Social sobre as perspectivas profissionais de cada uma das habilitações disponíveis.
Leia

Documentário exibe o lado cruel do conto de fadas

Guilherme Costa e Lisandro Violante - Do Portal

O documentário Cinderelas, Lobos e um príncipe encantado tem roteiro do professor da PUC-Rio José Carvalho, que conta nesta entrevista as dificuldades de filmar a exploração sexual de crianças e a degradação das mulheres prostitutas. "O filme leva ao público uma temática social importante", diz ele. Na TV, assista à íntegra do debate realizado durante o Festival do Rio.
Leia Leia Ouça Leia

Alunos debatem rumos da fotografia na tela grande

Tatiana Carvalho - Do Portal

Conciliar dinheiro, tempo e qualidade, eis um dos principais desafios da fotografia apontados por alunos do curso de cinema da PUC-Rio. No debate supervisionado pelo professor Marcelo Taranto, eles discutiram as alternativas da área depois de assistirem ao documentário Cinematografia, de Gabriel Barros.
Leia

Ensino de cinema no foco de debate entre especialistas

Olivia Haiad - Do Portal

Suporte técnico e incentivo à criatividade são essenciais à formação dos futuros cineastas, apontaram os especialistas da PUC-Rio, UFF, Facha e da Estácio de Sá em debate no Prêmio ABC de Cinematografia 2008. Eles alertaram para "síndrome do meu filme", na qual o aluno só enxerga a direção.
Leia Leia Ouça

O funk toma a universidade

Glaucia Marinho - Do Portal

MC Leonardo (foto) esteve na PUC-Rio para dizer que o funk não é só baixaria, é música de resistência. O cantor e compositor esteve no encontro "Rio em Debate", promovido pelo Departamento de Sociologia e Política, e contou um pouco de sua história e da fundação da Associação dos Profissionais e Artistas do Funk.
Leia

Encontros reúnem quatro gerações de contistas

Bruna Santamarina - Do Portal

Atores (foto) vão interpretar textos de Carlos Drummond de Andrade, Silviano Santiago, André Sant’anna e Clarice Lispector, às quartas-feiras de outubro, no Espaço SESC-Copacabana. Com entrada gratuita, “Contos em quatro tempos” foi idealizado pela professora da PUC-Rio Clarisse Fukelman.
Leia

Um Machado de histórias

Glaucia Marinho - Do Portal

A Semana de História 2008 dedicou parte dos debates ao centenário de morte de Machado de Assis. Marta Senna, pesquisadora da Casa de Rui Barbosa, Márcia Gonçalves e Bluma Villar, professoras da PUC-Rio, discutiram a atualidade da obra do escritor que alçou a literatura brasileira a um novo patamar na literatura ocidental.
Leia Leia Leia Ouça

Colégio Pedro II preserva memória imperial

Rodrigo Machado Maia - Da sala de aula

Parte da memória do Rio de Janeiro do século XIX, retratado no universo ficcional do escritor Machado de Assis, está preservado no Núcleo de Documentação e Memória  do Colégio Pedro II, na Avenida Marechal Floriano, antiga Rua Larga. Fundada em 1837, a escola foi parte da obra machadiana.
Leia

"Noites de Almirante": pré-estréia com sala cheia

Tatiana Carvalho e Artur Romeu - Do Portal

Resultado da parceria entre o Globo Universidade e a PUC-Rio, o filme dirigido por Bruno Mello ganhou quatro salas do Estação Vivo Gávea. "É a coroação de um esforço conjunto e da proposta de aproximar o mercado e a universidade", ressaltou Miguel Pereira, coordenador do curso de Cinema.
Leia Ouça Leia

Um ator à espera da felicidade

Nathalia Fernandes - Da sala de aula

Aluno do 8° período de Letras da PUC-Rio e sucesso com a peça “Z.É. – Zenas Emprovisadas”, Gregório Duvivier falou sobre suas experiências no teatro, na TV e no cinema. Ele é um dos atores de “Apenas o fim”, selecionado para a Premiere Brasil no Festival do Rio que começa nesta quinta-feira, 25.
Leia

Filme de alunos da PUC-Rio em cartaz no festival

Artur Romeu - Do Portal

O longa-metragem "Apenas o fim", filmado na PUC-Rio e realizado por estudantes da universidade, integra a mostra Premiere Brasil no Festival do Rio, de 25 de setembro a 9 de outubro. Os debates que acompanham parte dos filmes serão reproduzidos no Portal PUC-Rio Digital.
Leia Leia Ouça

Botafogo, passagem para o luxo do século XIX

Alice Sant'Anna - Da sala de aula

Antes de se tornar conhecido como bairro de passagem, Botafogo foi sede de chácaras e casarões que freqüentaram obras de Machado de Assis como "Esaú e Jacó", "Quincas Borba" e o conto "A cartomante". No século XIX, quando Carlota Joaquina escolheu a enseada de Botafogo (foto) para morar, a rua São Clemente se tornou a mais nobre da cidade e a São Joaquim da Lagoa – atual Voluntários da Pátria – virou um ponto comercial importante.
Leia

Luxo e beleza no Catete

Thaís Pádua - Da sala de aula

Cenário de "Esaú e Jacó", o Palácio do Catete foi construído para ser residência do Barão de Nova Friburgo e virou sede do governo federal em 1897, em cerimônia de inauguração que contou com a presença do escritor Machado de Assis. No casarão moraram e trabalharam 18 presidentes da Repúlica, até que Juscelino Kubitscheck transferisse a capital para Brasília em 1960.
Leia

Machado rock and roll

José Augusto Martini - Do Portal

A exibição de cenas da, até então, inédita minissérie Capitu marcou o último dia do seminário em homenagem ao escritor Machado de Assis. O diretor Luiz Fernando Carvalho acredita no potencial da TV para divulgar Machado aos jovens. “Pensei muito num Machado rock and roll, para tirá-lo do formol. Ele é moderno”. A série teve as atrizes Letícia Persiles e Maria Fernanda Cândido (foto) como protagonistas.
Leia

Machado, intérprete do Brasil

José Augusto Martini - Do Portal

A complexidade de Machado de Assis e a necessidade de uma leitura minimalista foram os pontos de partida da análise feita pelo escritor e crítico literário Silviano Santiago (foto) no seminário em homenagem ao centenário da morte do autor (1908-2008). “Recomendo ler Machado por partes. À primeira vista pode se perder muito e deixar passar muitos detalhes”.
Leia Ouça Ouça Leia

Filmes entre as alamedas do Jardim Botânico

Tatiana Carvalho - Do Portal

Resultado da parceria entre Liszt Vieira, presidente do parque, e o cineasta Walter Lima Jr., professor da PUC-Rio, o cineclube pode acolher até 35 pessoas. Duas sessões mensais exibirão filmes, seguidos de debate. Na estréia,  “A Ostra e o Vento” presta homenagem a Fernando Torres. 
Leia

Diálogo com São Paulo

José Augusto Martini - Do Portal

Para celebrar os dois mil anos do nascimento de São Paulo, o papa Bento XVI definiu que 2008 será o Ano Paulino. O Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio promoveu uma leitura ecumênica da Carta aos Romanos, escrita por São Paulo.
Leia Ouça

Orangotango no pilotis

Artur Romeu - Do Portal

Uma estratégia de marketing inusitada chamou a atenção do público no pilotis da PUC-Rio: um “macaco” passeou pelo campus e chegou a ser barrado em salas de aula. Tudo para divulgar o longa-metragem independente “Ainda orangotangos”, que estréia na cidade depois do Festival do Rio.
Leia

Grandjean, arquiteto do país imperial

Paula Giolito - Do Portal

Acontece até o dia 19 de setembro, no Solar Grandjean de Montigny, a exposição “Os festejos reais: arquiteturas efêmeras de D. João VI a D. Pedro II”, homenagem ao arquiteto que batiza o solar, considerado um marco da adaptação da arquitetura neoclássica ao clima tropical. A exposição  faz parte das comemorações dos 200 anos da chegada da Corte Real Portuguesa ao Brasil.
Leia