Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024


Cultura

Aquarela e óleo, simplesmente

Nathalia Fernandes - Do Portal

29/10/2008

A técnica de pintura que mistura tinta e água inspirou o artista, John Nicholson, que tem como principal instrumento o pincel. Intitulada “Aquarelas e óleos, simplesmente”, o atual trabalho do pintor norte-americano está em cartaz no Solar Grandjean de Montigny, o centro cultural da PUC-Rio. Radicado na cidade desde 1977, o artista faz a sua segunda exposição no local. A primeira foi em 2003 e se chamou “Bachianas: Escalas Cromáticas no Espaço”.

 Ao todo são trinta e uma obras contendo dois tipos de prática: a aquarela sobre papel e o óleo sobre a tela. Uma delas tem como características principais a delicadeza, a transparência e as cores mais pálidas. A outra possui textura e cores mais fortes e brilhosas. Apesar da mistura de características muito diferentes, as obras estão estritamente ligadas: quase todos os quadros são retratados com ambas as técnicas. “Com isso eu estou fazendo uma espécie de ponto e contraponto, para ter uma imagem espelhada porque, afinal, elas falam a mesma coisa de maneiras distintas”, afirma o artista.

Depois de vinte anos explorando a pintura abstrata, o americano decidiu se voltar para um mundo mais real, onde, para ele, a imagem está muito presente. "Voltei-me para a forma humana para trazer o espectador para o espaço pictórico", conclui.

Nicholson optou por um trabalhar com a figura feminina. Todos os quadros mostram mulheres em diferentes situações do cotidiano. Além de se inspirar em fotos antigas, modelos, mulheres de grandes amigos até uma ex-aluna sua, John usou a observação na hora de pintar. “Todo o dia eu assistia, da janela do meu apartamento, as mulheres no Leblon indo fazer compras. Em um único dia, eu via três, quatro vezes a mesma pessoa só que de outra forma, com outra roupa, indo fazer outra coisa. Isso me motivou a fazer um trabalho como este”.

A exposição “Aquarelas e óleos, simplesmente” fica no Solar Grandjean de Montigny até o dia 31 de outubro e está aberta ao público de segunda à sexta-feira de 10h às 17h30min. A entrada é franca.