Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Cultura

A palavra é reciclar

André Rangel - Da sala de aula

09/10/2008

 Paula Giolito Quando Augusto de Campos escreveu o poema concretista “Lixo Luxo”, em 1965, não poderia imaginar sua criação definitivamente concretizada. Para uns, ver um monte de lixo é o fim. Para o Galpão das Artes Urbanas, é oportunidade. Lançado há seis anos, o espaço financiado pela COMLURB está lançando sua primeira mostra de decoração. A Arte em Cor fará uma apresentação com móveis e objetos de decoração feitos a partir de resíduos de demolição como janelas, ferragens ou madeira inutilizados.

O espaço leva o nome do artista plástico e arquiteto Hélio Pellegrino, está expondo 70 peças, entre luminárias, mesas e esculturas assinadas pelos artistas Bruno Moline e Ana Vasconcelos. Todos os objetos da Arte em Cor podem ser adquiridos.

A reutilização destes materiais é importante e toca em um dos maiores desafios da cidade: como tratar corretamente o nosso lixo. Hoje o município tem apenas dois lixões, Gramacho e Gericinó, com dificuldades para receber as 8.779 toneladas diárias de resíduos sólidos. Se o Galpão das Artes Recicladas faz bonito com o reaproveitamento de resíduos, o mesmo não acontece com a reciclagem do lixo da cidade.

Mesmo com a 100% de cobertura de coleta, o Ministério das Cidades alerta no Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de 2006 que a taxa de recuperação de recicláveis em relação à quantidade de Resíduos Domiciliares e Resíduos Urbanos é de apenas 0,1% no município. A massa recuperada per capita é de 0,6kg para cada grupo de 1000 habitantes por ano. Os dados do DMRSU 2006 estão relacionados apenas a coleta seletiva e triagem. A Comlurb culpa os “caminhões de lixo piratas”, que trafegariam nas mesmas rotas e em intervalos diferentes. Este seria, segundo a assessoria da empresa, o fator é determinante para a distorção dos dados do Ministério.

Para quem se interessou por este conceito de arte responsável, a mostra Arte em Cor estará em cartaz até 15 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h. O Galpão das Artes Recicladas fica na Rua Padre Leonel Franca, sem número, na Gávea, em frente ao Planetário. A entrada é franca.