Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022


Cultura

Uma história de amor pela arte

Robson Santos - Do Portal

Em cartaz no Teatro Leblon com a peça “Ensina-me a Viver”, o jovem ator Arlindo Lopes, 29 anos, investiu na compra dos direitos do clássico texto. Com quase 10 anos de carreira, ele pode ser visto também no curta "Missa do galo", realizado por alunos da PUC-Rio.
Leia Ouça Leia

Tendler: "Josué de Castro ainda é pouco lido e estudado"

Artur Romeu - Do Portal

Autor do documentário “Josué de Castro, cidadão do mundo” e professor da PUC-Rio, Silvio Tendler lembra a importância de se conhecer melhor a obra de um dos pioneiros no combate à fome e à distribuição irregular de riquezas. O médico, antropólogo e geógrafo completaria cem anos no dia 5 de setembro. 
Leia Leia Ouça

Quatrocentos anos de utopia

Guilherme Costa e Bruna Santamarina - Do Portal

Em homenagem aos 400 anos de nascimento do padre Antonio Vieira, a PUC-Rio organizou seminário, leituras de trechos de seus sermões e promoveu a exibição do filme Palavra e Utopia, do diretor português Manoel de Oliveira. A atualidade da sua obra, voltada para a tolerância, foi apontada como marca importante da obra de Vieira.
Leia Leia Ouça

Vinicius de Oliveira, onze anos de história

Joana Medina e Tatiana Carvalho - Do Portal

Ele ficou conhecido como o menino Josué do premiado Central do Brasil. Hoje, com 22 anos, Vinicius de Oliveira (foto) tem opiniões fortes e esclarecidas sobre seu futuro e o cinema no Brasil. No primeiro ano da faculdade de Comunicação ele sonha em ser diretor de cinema como o amigo e mentor Walter Salles.
Leia Leia Ouça

Aula sobre Padre Antônio Vieira abre o semestre

Artur Romeu - Do Portal

Ministrada por Cleonice Berardinelli, professora do Departamento de Letras, Aula Magna lembrou a luta do jesuíta pela igualdade. "Ele fez da palavra uma arma", frisou a especialista em literatura portuguesa. Emocionado, o reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal Sánchez, brincou: "Voltei a ser aluno".   
Leia Leia Ouça

Estréia no Brasil aventura regada a Bossa Nova

Nathalia Fernandes e Tatiana Carvalho - Do Portal

“Os Desafinados” conta a história de cinco brasileiros unidos pela música e pelo sonho de ganhar Nova York. “É um filme sobre amizade, pessoas e sentimentos”, resume o diretor Walter Lima Jr, professor da PUC-Rio. A trilha de Wagner Tiso reúne jóias como “Insensatez”  e “Copacabana”.
Leia Leia Ouça

Direito de rir

Nathalia Fernandes - Do Portal

Dirigida pelo professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, Bernardo Jablonski, que também é autor do texto, a peça “Advocacia segundo os irmãos Marx”, em cartaz no Teatro das Artes, no shopping da Gávea, tem no elenco diferentes gerações da comédia brasileira. Três ex-alunos da universidade também estão no palco: Fernando Caruso e Marcelo Adnet, formados em Comunicação Social, e Gregório Duvivier, de Letras.
Leia Ouça Leia

O que esperar do futuro

Renata Assunção - Do Portal

A convite do jornalista e professor da PUC-Rio Chico Otávio, alunos da PUC-Rio visitaram a redação do jornal O Globo. Para quem está na universidade, chegar perto do ambiente real de trabalho é uma oportunidade única de aprendizado. Confira como foi a visita, em texto, áudio e vídeo.
Leia Leia Ouça

Bancário faz sucesso com heavy metal no Japão

Tatiana Carvalho - Do Portal

Vitor Veiga adora sua vida dupla. O gerente da agência do Itaú na PUC-Rio afina os afazeres bancários com ensaios, shows e gravações de três bandas. Uma delas, Aquaria, ganhou o mercado japonês. " Para fazer heavy metal não preciso estar todo vestido de preto, com argolas", diz ele.
Leia

PUC-Rio celebra 68 anos de excelência no ensino

Guilherme Costa - Do Portal

Cerimônia em comemoração dos 68 da PUC-Rio contou com apresentação da banda da Guarda Municipal e concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (foto), sob a regência de Roberto Minczuk, com a participação do pianista chinês Peng Peng, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro.
Leia Ouça

Móvel criado por alunos faz sucesso entre empresas

Bruna Santamarina - Do Portal

Mistura de sofá, chaise-longue, poltrona e banco, o Nido nasceu da parceria de Marcella Bacellar e Lucas Fontes para disciplina do curso de Desenho Industrial da PUC-Rio. Exibido numa exposição paulistana e na Mostra PUC, o móvel fabricado artesanalmente abriu portas do mundo corporativo. 
Leia

Legado de 68 à mostra no Museu da República

Gustavo Coelho - Do Portal

Coordenada pela jornalista Carla Siqueira, professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, exposição “68 – eles que amavam tanto a revolução” lembra o protagonismo dos jovens em busca por liberdade política, cultural ou sexual. “A mensagem principal é a luta contra o conformismo”, resume Carla. 
Leia Leia Ouça

Craques na ativa

João Gabriel Rodrigues - Da sala de aula

Mesmo tendo nascido em 1946, Os Cariocas foram um conjunto essencial do início da Bossa Nova. Desde 1958 já passaram por diversas formações, mantendo o estilo musical e mesmo já tendo passado por diferentes formações. No rádio e na TV, a história do surgimento do maior craque brasileiro do futebol, o Pelé, que acaba de ser nomeado embaixador do Brasil na defesa da candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.
Leia Ouça Leia

Mostra vai reunir nove filmes de alunos de Cinema

Tatiana Carvalho - Do Portal

Com temáticas variadas, nove películas feitas por alunos do curso de Cinema da PUC-Rio serão exibidos na próxima segunda-feita, das 9h às 13h, no auditório do RDC. Os documentários e filmes de ficção foram orientados pelos professores José Mariani e Marcelo Taranto.
Leia

Rua do Ouvidor, primeiro cenário do Brasil moderno

Marcela Maciel - Da sala de aula

Assíduo freqüentador da Rua do Ouvidor, que no final do século XIX retratava a entrada do Rio de Janeiro na modernidade, o escritor Machado de Assis fez do lugar palco para muitas de suas obras. A rua foi assim batizada em 1870 por ter passado a ser endereço da residência do ouvidor Francisco Berquó da Silveira.
Leia

Meu amigo, meu irmão

Rodrigo Gomes - Da sala de aula

Letra de ‘Hound dog’, de Elvis, foi o elo da amizade entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em 1958, que ainda hoje formam a mais duradoura e bem-sucedida parceria da música brasileira.
Leia

Lego, 50 anos de criatividade

Lívia Brandão - Da sala de aula

Sucesso entre crianças e adultos, brinquedo já vendeu 400 bilhões de peças no mundo. Criado em 1958, foi eleito o brinquedo do século XX e fez uma legião de fãs da fartura e variedade dos 2.400 formatos, em 53 cores disponíveis.
Leia Ouça Leia

O Rio de Machado de Assis

Rebeca Reis - Da sala de aula

Do Paço Imperial ao Convento do Carmo, uma das construções mais antigas do continente americano, passando pela recém-restaurada Igreja de Nossa Senhora do Carmo (foto), e pelo Chafariz do Mestre Valentim, ainda hoje é possível revisitar, no centro do Rio de Janeiro, prédios e ruas que foram personagem nos livros e contos de Machado de Assis.
Leia

MAM, 50 anos de modernismo

Rebeca Herval de Oliveira - Da sala de aula

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nasceu para valorizar a arte e a cultura da cidade. Foi construído sobre terreno de 40 mil metros quadrados e inaugurado em 1958 para ser um museu vivo. Seus fundadores acreditavam que a elite estaria preparada para patrocinar suas inúmeras atividades artísticas.
Leia Leia

Em busca de mais (e melhor) tempo para os filhos

Artur Romeu - Do Portal

Entre as aulas na PUC-Rio e o comando de programas na CBN e na GloboNews, o jornalista Sidney Rezende (foto) tenta encontrar Francisco, de 23 anos, e Maria Clara, de 25. Um desafio comum aos pais modernos, que precisam conciliar a rotina corrida com os deveres e as delícias da paternidade.
Leia

Estudantes da PUC-Rio em cartaz no festival universitário

Tatiana Carvalho - Do Portal

Anita Silveira e Bernardo Uzeda disputam com O Vampiro do Meio-dia (foto) e Remo Usai - Um Músico para o cinema, respectivamente, a Competitiva de Curtas do XIII Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Até o próximo domingo, 380 curtas serão exibidos, no Centro Cultural Correios e na Caixa Cultural.
Leia

200 anos de charme e história

Luísa Côrtes Fonseca - Da sala de aula

A Rua do Ouvidor, que há 200 anos foi o local mais sofisticado do Rio, tenta recuperar prestígio e importância cultural e histórica. A área próxima à Praça XV passa por um processo de revitalização, com novos bares, restaurantes, livraria e atividades ao ar livre. " A  Ouvidor começa a dar sinais de recuperação. Tomara que volte a ser uma referência cultural do carioca,” diz o historiador Luiz Antônio Simas.
Leia

Madureira e Portela: amor azul e branco

Marcelo Alves - Da sala de aula

Madureira, bairro cuja história se confunde com a de suas escolas de samba, abriga nada menos que três agremiações: a Portela, com 21 títulos no carnaval carioca; o Império Serrano, atual campeão do grupo de acesso; e a Tradição. É ponto de partida ou chegada para quem deseja ir para as zonas Oeste e Sul, Baixada Fluminense, Niterói e Petrópolis.
Leia

"A animação deixa de ser vista como desenho"

Artur Romeu - Do Portal

Em entrevista ao Portal PUC-Rio Digital, o professor Marcos Magalhães, diretor do Anima Mundi, diz que novas tecnologias deixaram os filmes mais acessíveis e "começaram a perceber linguagens fora do padrão Disney". Belowars (foto) integra as 441 produções do festival, que se estende até 20 de julho.
Leia

Universo periférico no cinema e na TV

Gabriela Ferreira - Do Portal

Na palestra “Televisão e Cinema: Recepção Comparada, História e Teoria”, a professora da USP, Esther Hamburger, faz um paralelo entre a abordagem dos dois veículos em assuntos como violência, raça, gênero e universos urbanos da periferia
Leia Ouça Leia

Futuro dos jornais depende do garimpo de boas histórias

Thiago Arantes - Da sala de aula

Em palestras na PUC-Rio, os jornalistas Yuri Totti e Renato Dalcin reforçaram que, para sobreviver, a mídia impressa deve conciliar a rotina multifuncional e as novas tecnologias ao tradicional compromisso com a informação além da superfície. “Lugar de repórter é na rua", lembrou Yuri aos estudantes.
Leia

Favela e interpretações do cinema

Gabriela Ferreira - Do Portal

Na palestra “Leituras Cruzadas do Documentário Contemporâneo”, realizada durante o XI Encontro Internacional da Socine, a professora da PUC-Rio Angeluccia Habert discutiu de que maneiras filmes sobre a periferia podem influenciar a visão e o comportamento da sociedade, mesmo que não haja uma revolução de imagens.
Leia Leia Ouça

Realismo sob o um olhar diferenciado

Guilherme Costa - Do Portal

Estudiosos do Brasil e de Portugal se reuniram para discutir a importância e a atuação do Realismo nas diferentes artes. O I Colóquio da Cátedra Pe. Antônio Vieira teve como tema "Realismo - Objetos, Escritos e Efeitos".
Leia Ouça

O documentário brasileiro em questão

Glaucia Marinho - Do Portal

“Existe uma contradição em querer representar o outro que não é você”, afirmou o professor da Unicamp, Fernão Pessoa Ramos (foto), na mesa “Documentário brasileiro contemporâneo: Entre a reportagem e a nova estilística”, no XI Socine, realizado na PUC-Rio, em 2007.
Leia Leia Ouça

Peça discute a eternidade e a solidão

Olivia Haiad - Do Portal

Atriz e produtora do espetáculo “A Invenção de Morel”, a professora da PUC-Rio Vera Novello conta como a trama baseada no livro homônimo do argentino Adolfo Bioy Casares convida o espectador a refletir sobre a relação do homem com o mundo virtual. "Onde está a eternidade senão na consciência de alguém?", indaga. 
Leia Leia Ouça