Uma das opções para a lateral-esquerda da seleção brasileira, Filipe Luís quase perdeu a perna. Depois de uma queda de mau jeito em campo, o jogador do La Coruña, da Espanha, sofreu uma fratura exposta no perônio, além de uma luxação no tornozelo. A cirurgia realizada no dia do acidente encerrou o risco de amputação e o atleta já deixou o hospital, na tarde de ontem (26/01). A contusão que aconteceu no último sábado (23/01) deixa o jogador fora dos gramados até o meio do ano, época em que termina a temporada espanhola, e, portanto, põe fim ao sonho do jogador em disputar a Copa do Mundo da África do Sul, em junho.
Apesar do acidente, o brasileiro de 24 anos ainda pode voltar a jogar futebol e concorrer a uma vaga para a Copa de 2014, no Brasil. Foi o que aconteceu com Juninho Paulista, em 1998. No melhor momento da sua carreira, o meio-campo teve sua perna fraturada pelo lateral espanhol Michel Salgado e ficou sem atuar por meses. Quando voltou aos campos, conquistou uma vaga no grupo da Copa do Mundo no Japão e na Coréia do Sul, em 2002, e foi campeão.
Outros casos com brasileiros produziram cenas fortes. O jogador Luciano Almeida, do Botafogo, ficou cinco meses sem jogar, em 2007, por causa de uma fratura associada a uma luxação no tornozelo direito, quando prendeu o pé no gramado. Em fevereiro de 2008, foi a vez do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva se contundir de maneira semelhante. Jogando pelo Arsenal, o atacante recebeu entrada dura do zagueiro Martin Taylor e ficou fora dos gramados por um ano.