Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 2025


Esporte

Na zona de rebaixamento

Luigi Ferrarese - Do Portal

20/08/2009

O horizonte não é dos mais agradáveis para o futebol carioca. Com apenas três representantes na primeira divisão, o Rio de Janeiro corre sério risco de no próximo ano mais uma vez não conseguir emplacar os quatro grandes na elite do Brasileirão. Ainda que o Vasco siga o provável caminho de volta para a Série A, o perigo de rebaixamento é grande para Fluminense e Botafogo. Na abertura do returno, nesta quarta-feira, 19, ambos perderam suas partidas e já ocupam a temida zona dos quatro últimos colocados.

A tarefa do botafoguense não parecia ser das mais complicadas. Diante de sua torcida, contra o decadente Santo André. As boas apresentações nas últimas rodadas inspiravam confiança na torcida, ainda que o público no Engenhão, como de costume, não fosse de empolgar. No entanto, bastou o apito inicial para a esperança dar lugar à frustração.

Com apenas quatro minutos, Júnior Dutra abriu o placar para os visitantes. Aos 15, Nunes ampliou a vantagem após falha de Juninho. A paciência da torcida rapidamente se esgotou. As vaias logo ecoaram no vazio Engenhão. O Botafogo conseguiu diminuir a diferença no final da primeira etapa. André Lima sofreu pênalti que ele mesmo cobrou.

A volta do intervalo mostrou o alvinegro carioca mais determinado a empatar a partida. No entanto, a equipe esbarrou em suas deficiências técnicas para superar o time paulista, que se fechou bem na defesa. Nem mesmo a expulsão de Vinícius Orlando aos 26 minutos permitiu ao Glorioso evitar a derrota.


Flu perde para o São Paulo

O primeiro tempo da partida no Morumbi foi um passeio. O São Paulo tocou a bola como quis. Richarlyson, atuando como zagueiro, abriu o placar com 22 minutos de jogo. Ele recebeu bola no meio e passou por dois adversários antes de tocar na saída do goleiro Rafael, que ganhou mais uma chance no time titular. Uma chance desperdiçada por Jean pouco depois poderia ter selado o destino da partida. Mas o atual tricampeão brasileiro não aproveitou o domínio das ações para aumentar o placar.

O Fluminense voltou bem melhor para o segundo tempo. Acertou a marcação no meio-de-campo e passou a criar chances. Conseguiu acertar o travessão de Rogério Ceni, mas por meio do são-paulino André Dias, que cabeceou mal uma bola levantada em sua área. Nos minutos finais, o time carioca pressionou, abafou o adversário, mas não conseguiu o importante empate. O resultado manteve o clube na penúltima colocação do campeonato, com apenas 15 pontos em vinte partidas.


Flamengo no Maraca

O Maior do Mundo recebe nesta quinta-feira, 20, Flamengo e Cruzeiro. Com campanhas abaixo da expectativa de suas torcidas, na segunda metade da tabela de classificação, os dois times buscam a reabilitação no campeonato. O rubro-negro sofre seriamente com as lesões. Desfalcam a equipe Juan, Léo Moura, Toró e Kleberson. O atacante Emerson, que quase foi vendido aos Emirados Árabes nesta semana, está confirmado ao lado de Adriano.

Flamengo: Bruno; David, Fabrício, Ronaldo Angelim; Everton Silva, Airton, Lenon, Fierro, Everton; Emerson e Adriano.

Cruzeiro: Fábio; Fabinho, Leonardo Silva, Thiago Heleno, Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraíba, Henrique, Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber.
Horário: 21h
Estádio: Maracanã (RJ)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra