Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


Esporte

Flamengo é goleado pelo Grêmio fora de casa

Thiago Quintella - Do Portal

17/08/2009

Um passeio tricolor. Gaúcho. O Grêmio recebeu o Flamengo no Olímpico, neste domingo, 16 de agosto, e mostrou por que está invicto em seus domínios, no Brasileirão. Com a goleada por 4 a 1, o Grêmio terminou o primeiro turno do Brasileiro na sétima posição, com 28 pontos. A equipe rubro-negra ficou na décima, com 25. No Maracanã, o tricolor carioca frustou os 17 mil pagantes. Perdeu para o Coritiba (3 a 1) e está em penúltimo, com 15 pontos. Fla e Flu voltam a campo na quinta-feira, dia 20, para enfrentar, respectivamente, o Cruzeiro, no Maracanã, e o São Paulo, no Morumbi.

O resultado não diz o que foi o jogo. No primeiro tempo, domínio do Flamengo, que esbarrou numa atuação quase perfeita do goleiro Victor. Ainda assim, o Grêmio saiu na frente, aos 15 minutos, na única jogada de ataque do time gaúcho na primeira etapa. O gol do atacante Perea foi uma explosão em azul, preto e branco, festejando o colombiano que sofreu com lesões durante a temporada e não marcava há um ano. O rubro-negro chegou ao empate com Everton, aos 15, depois de receber passe preciso de Adriano. O Flamengo seguiu pressionando, mas o goleiro tricolor manteve o empate. Emerson perdeu ótima chance e Adriano, outras duas.

No início do segundo tempo, foi a vez de o goleiro do time carioca fazer importantes defesas. Até que aos 12 minutos Réver passou pela zaga do Flamengo e chutou forte. A bola passou por baixo de Bruno: 2 a 1 para os donos da casa. O Grêmio ampliou aos 35 e 36 minutos, com Jonas, em cobranças de pênaltis cometidos por Airton e David.

Flu perde em casa

Estreante, o técnico Ney Franco conhecia bem o adversário. Treinou por mais de um ano o Botafogo, rival do Fluminense, até sair do Alvinegro na última semana. Talvez por isso sua nova equipe tenha anulado o time tricolor, numa disputa direta para fugir da zona do rebaixamento.

O Fluminense foi dominado durante toda a partida. Desde o início, o Coxa partiu para cima e sufocou os donos da casa, marcando no ataque. O primeiro golpe veio logo aos 11 minutos, em cabeçada de Marcelinho Paraíba, que Fernando Henrique não alcançou: 1 a 0 para os visitantes. A pressão continuou e o técnico Renato Gaúcho trocou o vaiado Welligton Monteiro por Carlos Eduardo ainda na primeira etapa. O time ganhou velocidade e melhorou, mas ainda se mostrava desorganizado. 

No intervalo, Renato pôs Alan na vaga de Augusto. O Fluminense passava a jogar com três atacantes. O que era para resultar em ofensividade virou desespero: o time se mostrava perdido, inofensivo, e desguarnecido na defesa. Não demorou para o Coritiba ampliar a vantagem: 2 a 0, aos 10 minutos, novamente Marcelinho Paraíba.

Aos 31 minutos, a esperança tricolor ressurgiu nos pés de Kieza. O atacante ganhou dos zagueiros e bateu cruzado para diminuir a diferença no placar. Mesmo desorganizado, o time foi para cima dos curitibanos, mas Ruy desperdiçou a chance do empate. Nos acréscimos, o Coritiba consolidou a festa no Maracanã. Pedro Ken segurou a bola no ataque e cruzou para Marcos Aurélio marcar: 3 a 1. E a crise continua nas Laranjeiras.

Fogão empata e Vasco vence fora

No sábado, 15 de agosto, Botafogo e Vasco jogaram em São Paulo. No Palestra Itália, os botafoguenses arrancaram um empate contra o líder do Brasileiro, o Palmeiras (1 a 1). André Lima marcou para o Alvinegro e Danilo fez o gol dos paulistas. O jogo marcou a estreia do técnico Estevam Soares no Botafogo. Ele elogiou muito os jogadores:

- O time demonstrou vontade e chegou ao limite, como eu pedi. Estão todos de parabéns. – disse o novo comandante.

Na quarta-feira, dia 19, o Botafogo, 15º com 20 pontos, receberá o Santo André, no Engenhão.

Pela Série B, a estreia de René Simões na Portuguesa foi menos animadora. No Canindé, o Vasco venceu de virada os donos da casa. A Lusa abriu o placar logo aos 4 minutos, com  Dinei. Mas a equipe carioca, conhecida como “o time da virada”, reagiu no segundo tempo: 3 a 1, gols de Gian, Adriano e Élton. A equipe cruzmaltina volta a campo no próximo sábado, contra o Ipatinga, em São Januário. O time é o vice-líder da competição.