Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


Esporte

Botafogo e Flamengo perdem pelo Brasileirão

Thiago Quintella - Do Portal

06/08/2009

Flamengo e Botafogo foram derrotados nesta quarta-feira, 5, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro foi até Goiânia enfrentar o Goiás. Após um mau primeiro tempo, o time reagiu depois o intervalo. Empatava a partida contra o time esmeraldino em 2 a 2 até os acréscimos, quando sofreu o gol da derrota. A sorte também não sorriu para o alvinegro carioca. Lúcio Flávio colocou a equipe na frente com um gol logo aos 20 minutos. No entanto, após as contusões de Michael e Renato, o time permitiu a virada, perdendo para o São Paulo por 3 a 1.

O Flamengo entrou em campo no Serra Dourada apoiado por sua imensa torcida, que quase dividia o estádio com os torcedores esmeraldinos. Mas foi o Goiás que começou melhor e dominou o primeiro tempo. Amaral, aos 13 minutos, marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. Aos 23, Léo Lima deslocou com falta o rubro-negro Willians e bateu forte no canto de Bruno para ampliar a vantagem. O árbitro Heber Roberto Lopes nada marcou no lance. No intervalo, o técnico Andrade promoveu as entradas de Bruno Paulo e Petkovic, nos lugares de Denis Marques e Kleberson, respectivamente. As mudanças surtiram efeito e o time ficou mais ofensivo. Logo aos três minutos do segundo tempo, pênalti para o Flamengo. Adriano cobrou e diminuiu a desvantagem. Aos 33, o sérvio Petkovic empatou em bela jogada individual. Mas, aos 46, um banho de água fria para os flamenguistas: Léo Lima rolou e Iarley bateu forte para garantir a vitória do alviverde. Com o resultado, o Goiás é vice-líder do Brasileirão. O Flamengo caiu para décimo lugar na tabela.

No Morumbi, São Paulo e Botafogo se enfrentaram, tentando manter a boa fase no campeonato. O time carioca começou melhor, abrindo o placar aos 20 minutos, com Lúcio Flávio. Porém, as ausências de André Lima, suspenso, Reinaldo e Jônatas, vetados pelo departamento médico, complicaram a vida do alvinegro. As contusões do meia Renato e do lateral esquerdo Michael, durante a partida, também desestruturaram o time de General Severiano. O São Paulo passou a ter domínio no meio-campo e conseguiu a virada antes do intervalo, com Jorge Wagner, de pênalti, aos 37, e Washington, aos 45. No segundo tempo, o tricolor se manteve melhor e ampliou a vantagem, aos 26, gol de Dagoberto. Agora, o clube paulista é o quinto colocado. O Botafogo se manteve na 13ª posição.

Nesta quinta-feira, 6, o Fluminense faz o duelo dos desesperados contra o Sport, no Maracanã. Os clubes ocupam as duas últimas posições na tabela e tentam fugir da incômoda zona do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. No tricolor, o técnico Renato Gaúcho manteve o mistério quanto à escalação. O zagueiro Digão e o volante Diogo disputam a vaga de Edcarlos, suspenso.

 FLUMINENSE: Fernando Henrique, Ruy, Dalton, Luiz Alberto, Digão (Diogo) e Dieguinho; Wellington Monteiro, Marquinho e Conca; Roni e Kieza.
 SPORT: Magrão, Igor, César e Durval; Élder Granja, Andrade, Fabinho, Luciano Henrique, Moacir e Bruno Teles; Ciro.
Estádio: Maracanã (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Horário: 21h