O mês de junho ficou marcado pelas manifestações por todo o Brasil, mas também pela visibilidade das mídias alternativas que ganharam projeção com a cobertura dos protestos, suscitando intenso debate na sociedade. O futuro do jornalismo e dos profissionais da área também será assunto na 10ª edição do seminário PosCom, entre segunda e quinta-feira, dias 4 e 7 de novembro, na PUC-Rio. Com o tema Comunicação e criatividade: a reinvenção das mídias, o encontro abordará os novos hábitos e comportamentos da imprensa tradicional e como as novas mídias estão surgindo. Organizado por alunos de mestrado e doutorado em comunicação, o seminário teve número recorde de trabalhos inscritos, reunindo pesquisadores da PUC e de instituições do Rio e de outros estados.
A mesa de abertura será na segunda-feira, às 9h, na sala 102K da ala Kennedy, com o professor português Adriano Duarte Rodrigues, catedrático da Universidade Nova de Lisboa, com mediação da professora Adriana Braga (leia aqui a entrevista que o autor de Estratégias de comunicação concedeu ao Portal).
Mariana Dias e Olga Bon, estudantes de pós-graduação na PUC que fazem parte da comissão organizadora do seminário deste ano, explicam que o grande número de trabalhos submetidos fez ampliar a programação, e é grande a expectativa quanto ao número de ouvintes.
– Todos ficaram surpresos com o número de inscrições que recebemos – comenta Mariana.
– A divulgação, principalmente nas redes sociais, parece ter dado resultado– completa Olga.
O grande número de trabalhos abordando as manifestações levou à criação de uma sessão extra especificamente sobre o tema (na quinta-feira, às 14h). Trabalhos enviados para o Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia foram redirecionados para uma nova sessão do GT Jornalismo e Política, coordenado pelo professor Arthur Ituassu.
A professora Adriana Braga, mediadora da mesa de abertura do seminário e uma das responsáveis pela presença do professor Adriano Duarte Rodrigues, destaca a importância do evento para alunos e professores da PUC e para pesquisadores de comunicação de todo o país.
– É uma oportunidade para o professor ter uma ideia do que essa nova geração pensa. E para os alunos que apresentam seus trabalhos, é uma forma de trocar informações, de receber críticas de fora e incorporá-las ao texto, o deixando mais forte. Os alunos querem mostrar os seus trabalhos e pesquisas para outras pessoas. É um evento pequeno, mas importante, temos uma comunidade expressiva no Rio e pesquisadores de outros estados participam.
PosCom 2013 - Programação Segunda-feira, 4 8h às 9h: Credenciamento 9h às 12h30: Mesa de abertura 12h30 às 14h: Almoço 14h às 17h30: GT 1 Jornalismo e Política – professor Leonel Aguiar Terça, 5 8h às 9h: Credenciamento 9h às 12h30: GT 2 Cultura e tecnologia – professora Patrícia Maurício 12h30 às 14h: Almoço 14h às 17h30: GT 3 Estudos da imagem e do som – professoras Andrea França e Liliane Heynemann Quarta, 6 8h às 9h: Credenciamento 9h às 12h30: GT 4 Corpo e gênero na contemporaneidade – professor José Carlos Rodrigues 12h30 às 14h: Almoço 14h às 17h30: GT 5 Representações e práticas de consumo – professoras Cláudia Pereira e Tatiana Siciliano Quinta, 7 8h às 9h: Credenciamento 9h às 12h30: GT 2 Cultura e Tecnologia – professora Carla Rodrigues 12h30 às 14h: Almoço 14h às 17h30: GT 1 Jornalismo e Política – professor Arthur Ituassu |
"Novos objetos técnicos não fazem envelhecer os anteriores"
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”