As inscrições para o 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão vão até o dia 20 de abril. O concurso, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog, busca incentivar estudantes de jornalismo a elaborar pautas sobre direitos humanos. Este ano, os temas tratados pelos universitários serão o bylling ou a discriminação contra para jovens negros no mercado de trabalho.
Criado em 2009, o concurso, patrocinado pela Fordfoundation, conta com cinco modalidades (jornal, revista, rádio, televisão e internet) e se divide em duas fases: na primeira, o projetp é avaliado de acordo com as regras do regulamento e na segunda, são escolhidos três projetos a serem executados com os recursos do prêmio. Relevância e criatividade são critérios decisivos na seleção.
Qualquer aluno do curso de Comunicação Social, com a habilitação em Jornalismo, pode se inscrever. O texto, feito individualmente ou em grupos de no máximo três pessoas, deve ser supervisionado por um professor da faculdade de origem e por um jornalista indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. Os custos para execução da pauta devem estar citados no projeto. As inscrições podem ser feitas no site e vão até o dia 20 de abril. Os vencedores serão conhecidos em junho e ganharão uma viagem para o Museu do Apartheid em Joanesburgo, África do Sul.
Escola pública: contradição entre investimento e retorno
Silvia Cristina: "Sou eu quem pago para lecionar"
Juliana Pessanha: "Pátio escolar se tornou sala para 22 turmas"
Almir Gonçalves: "Não lutamos por dinheiro, lutamos por direitos básicos"