Uma revista feita por universitários, para universitários, com temas como mercado de trabalho, esportes e moda, entrou em circulação nesta primeira semana de outubro. Com distribuição gratuita, a Plano promete trazer assuntos que interessam aos jovens.
– A Plano é uma revista para sacudir. Não é nem chama nem brasa, é a faísca. Se a pessoa tem combustível, a gente vai fazer explodir – definiu o estudante Marco Antonio Gonçalves, do oitavo período de direito na PUC-Rio e um dos criadores, no lançamento da revista, no RDC, na noite desta quarta.
A ideia surgiu há um ano e meio, em uma aula de empreendedorismo da professora Silvina Ramal.
– Queria ser empresário, mas qual é o estágio de empresário? Montar uma empresa – justificou Marco.
E assim se juntou com outros dois universitários – Homero Neto, que faz direito no Ibmec, e Vinícius Caldas, que cursa administração na Candido Mendes – para iniciar o projeto. Não há nenhum jornalista na revista, que tem quatro funcionários. As reportagens, assim como todas as etapas do produto, estão a cargo dos próprios editores.
O conteúdo da revista é variado, com entrevistas com profissionais bem-sucedidos, perfis, oportunidades de estágio, saúde e sessão de moda, tudo isso ilustrado com muitas fotos e design colorido.
A Plano será veiculada em quatro universidades particulares – PUC-Rio, IBMEC, ESPM e Candido Mendes –, somente durante o período letivo. A primeira edição tem 52 páginas. O custo até agora, incluindo a abertura de um escritório no Flamengo, foi de R$ 12 mil, dinheiro tirado dos próprios bolsos e completado com o patrocínio da Oi e da Reserva.
Empreendedores realizam palestra e debate na PUC
Para o lançamento da revista, os jovens editores convidaram empreendedores para um bate-papo no auditório do RDC, que ficou lotado. O tema do debate, Como você vê o Brasil daqui a 30 anos, inspirou discursos motivacionais e ideias otimistas.
Participaram do debate Lucas Cabral, trend hunter (caçador de tendências) da agência DM9, que destacou o trabalho em parceria; e Marco Brandão, organizador do TEDx-Rio e TEDx Rio+20, que fez uma dinâmica de grupo com a plateia. Também ex-aluno da PUC, o CEO da rádio Ibiza, Pedro Salomão, ressaltou a iniciativa da revista:
– Acho que a importância de empreender é tornar sua vida dinâmica e de se adaptar às necessidades que você julga serem fundamentais para você ser feliz. A revista chega pra tentar de alguma forma trazer conteúdo para as comunicações que acontecem dentro da universidade. Esses movimentos que nascem dentro de um ambiente acadêmico não tem muito como dar errado, é importante ser um reprodutor e um alto falante das coisas que acontecem.