Gustavo Coelho - Do Portal
11/03/2008Alunos e funcionários da PUC-Rio aderiram à doação de sangue promovida pelo Diretório Central dos Estudantes da PUC-Rio, em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), nesta quinta-feira, no Salão da Pastoral. Os 15 litros de sangue recolhidos, cinco a mais do que no ano passado, serão distribuído entre hospitais do estado do Rio. Segundo Eduardo Shalders, um dos coordenadores da campanha, o objetivo é tornar a iniciativa semestral.
O movimento foi maior no intervalo das aulas, quando alunos chegaram a formar filas. Participaram 37 doadores, o que levou a um balanço positivo da campanho. “O resultado foi bom, mas poderia ter sido melhor se houvesse mais voluntários”, ressalvou Daniella Braga, uma das organizadoras da coleta solidária.
A intenção de repetir a iniciativa uma vez por período depende da inclusão da campanha semestral na agenda regular do Hemorio. Daniella Braga está otimista: “É só uma questão de organização. Vamos conseguir organizar a doação solidária com mais regularidade”.
Referência na distribuição de sangue entre hospitais do Estado do Rio, o Hemorio faz algumas recomendações aos que desejam fazer da doação de sangue uma rotina: não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos até três horas antes da doação; não fumar por, no mínimo, uma hora após a coleta. Em caso de bebidas alcoólicas, a restrição se estende por cinco horas. Mulheres grávidas e pessoas com suspeita de gripe ou resfriado não estão aptas a doar sangue.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”