O Portal do Professor, nova ferramenta do PUC Online, foi apresentado nesta terça-feira aos docentes do Departamento de Comunicação. A coordenadora do Sistema de Administração Universitária (SAU), Lea Deborah Rejtman, explicou as principais aplicações da novidade e recebeu sugestões dos participantes. Concebido pelo coordenador da Central de Graduação, professor Alfredo Jefferson, o Portal do Professor está disponível desde o início do ano. Ali o professor pode, por exemplo, inserir o planejamento das aulas, ajustar o Diário de Classe e controlar a frequência. “Assim pode-se administrar a vida acadêmica com mais praticidade”, sintetizou Lea.
Ao clicar no portal (via PUC Online), o professor tem acesso à relação das respectivas turmas e horários. Nelas, pode visualizar o número de alunos e a ementa de cada disciplina. Além das funções antigas disponíveis ao professor, o sistema incorporou opções como a relativa ao Planejamento de Aulas, para ser publicado antes do primeiro dia de aula. Após o início das aulas, o professor só pode visualizá-lo. O sistema copia automaticamente o conteúdo para outra função, o Diário de Classe, que pode ser ajustado antes ou depois da aula lecionada.
O professor pode também adicionar aula extra e divulgar cancelamento de aula aos alunos. Lea destacou que um dos objetivos da nova ferramenta é permitir ao docente uma comparação, ao fim do período, entre o que foi planejado anteriormente e o que foi realizado em sala. O professor pode, diariamente, visualizar o planejamento de aulas ao lado do diário de classe.
Outra função é o Controle de Faltas, em que se pode visualizar a relação de alunos por turma. Esse controle pode ser feito pelo critério de dia ou hora, de acordo com a escolha do professor escolher.
Lea lembrou que, em caso de reprovação por falta, o registro deve ser feito na plataforma digital. Assim, embora a adesão ao Portal do Professor seja voluntária por enquanto, a tendência é que todos os docentes passem a utilizá-lo.
Na opção referente às Pautas do Período Corrente, a novidade é o Gerador de Planilha Auxiliar de Cálculo de Graus, baseado no critério de avaliação da disciplina. Esse aplicativo abre espaço para subavaliações, pois alguns professores optam por uma série de trabalhos ou provas para compor a nota de G1 e de G2.
O Cadastro de Dados Complementares da Disciplina/Turma foi complementado: além de visualizar a bibliografia obrigatória da disciplina e a ementa básica elaborada pelo departamento, o professor pode adicionar dados semestrais, bibliografia complementar, conteúdo programático e descrição da avaliação. O aluno passa a ter acesso online a tais informações.
Lea explicou que esse semestre é uma “fase de experiência para ver como a comunidade reage”. Os professores poderão esclarecer dúvidas e fazer recomendações à coordenação da universidade. Segundo ela, o próximo passo será a adaptação do Portal do Professor para smartphones – proposta ainda em discussão. A professora Maria Inês ponderou que a novidade precisa de alguns ajustes: “Essas coisas só funcionam depois que começamos a usar”, observou.
Veja aqui a cobertura completa da apresentação do Portal do Professor feita pela TV do Portal.
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