Gabriel Picanço - Do Portal
27/09/2010Com o tema "Ecologia, Religiões e Vida: Admirar, Cuidar e Transformar", a Semana da Cultura Religiosa (CRE) reunirá, de hoje à próxima sexta-feira, uma série de atividades e palestras. O meio ambiente e a relação entre o homem e a natureza serão o fio condutor dos debates baseados tanto em fundamentos religiosos quanto em estudos científicos.
Em busca da convergência de esforços para um mundo mais harmonioso, a iniciativa do Departamento de Teologia contará com especialistas religiosos e ambientais – como o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira, S.J. Ele é o fundador Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), formado em biologia e autor de livros como "Ética e Meio Ambiente" (Editoras PUC-Rio e Loyola, 86 páginas); o jornalista e professor da PUC-Rio André Trigueiro, especializado na cobertura ambiental, Editor-chefe do programa "Cidades e soluções", da Globo News e autor do livro “Espiritismo e ecologia” (FEB - Federação Espírita Brasileira, 160 páginas); e Roberto Vamos, representante da ONG The Climate Project, criada pelo ganhador do premio Nobel da Paz Al Gore.
A coordenadora das atividades, professora Marivani Pereira, esclarece que a a intenção é "pensar o planeta como um espaço de bem comum, onde todos devem refletir sobre sua realidade". Segundo Marivani, o pluralismo religioso deve ser desenvolvido criando uma realidade em que cidadãos possam interagir em defesa do meio ambiente:
– Diante de uma espiritualidade comprometida com o ser humano, o cuidar passa pela compreensão de que não pode haver uma ação de consumismo desenfreada.
Nas palestras, os especialistas vão expor as visões religiosas e científicas sobre as causas das mudanças climáticas que, de acordo com algumas correntes, ameaçam a sobrevivência da humanidade. Os efeitos e as possíveis soluções para os riscos ambientais conduzirão, por exemplo, o debate protagonizado por Roberto Vamos, na terça-feira, às 15h, no Salão da Pastoral, .
Uma das discussões vai girar em torno das consequências do aquecimento global já observadas no dia a dia. Para alguns, um exemplo dessa mudança remonta à chuvarada de abril deste ano, a mais drástica em 40 anos no Rio. As enchentes e desabamentos mataram 231 no estado. Sobreviventes do desabamento do Morro do Bumba vão debater o assunto no Café Teológico de quarta-feira, às 15h, também no Salão da Pastoral, com o tema Deus, Cadê Você?.
À programação de palestras e debates, somam-se exposições de trabalhos de alunos, nos pilotis do Kennedy; exibição de filmes; atividades artísticas, como as de arteterapia comandadas por Denise Nagem; e a apresentação do espetáculo Desaguados, de alunos de Artes Cênicas.
Veja abaixo a programação completa:
2ª-feira, 27 de setembro
08h30 – Salão da Pastoral
Café da manhã e apresentação do tema da Semana da Cultura Religiosa.
11h – Pilotis Kennedy
Trans-Forma-Ação: O que está Além do Lixo? - Atividade plástica sob orientação de Denise Nagem, especialista em rrteterapia.
13h – Salão da Pastoral.
Lançamento do livro da CRE: "Juventude, Religião & Etica: Reflexões teológico-práticas sobre a pesquisa Perfil da Juventude na PUC-Rio".
3ª-feira, 28 de setembro.
11h – Salão da Pastoral.
Religião e mudanças climáticas – Palestra com o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira, S.J., e com a professora Lúcia Pedrosa (CRE-PUC-Rio), mediadora.
15:00 – Salão da Pastoral.
Causas, Consequências e Soluções para a Crise Climática Mundial – Com a participação de Roberto Vamos, representante do The Climate Project (ONG fundada pelo premio Nobel da paz Al Gore) e com o Professor Padre Bellocchio (CRE-PUC-Rio), mediador.
17h – Salão da Pastoral.
Religiões de matrizes africanas, Sustentabilidade e Políticas Sociais – Coordenação: Professora Denise Fonseca, Serviço Social da PUC-Rio; Adailton Moreira, Baba Egbé Ilê Omi Ojuroá; Flávia Pinto Baba da casa do Perdão; Professor Alexandre Chaves (CRE-PUC-Rio); mediador.
4ª-feira, 29 de setembro
9h – Salão da Pastoral
Ecologia e Espiritismo – Prof. André Trigueiro, da Comunicação da PUC-Rio e jornalista da Globo News; Professora Marcylene Capper (CRE-PUC-Rio), mediadora.
15h – Salão da Pastoral
Café Teológico: Deus, Cadê Você? – Depoimentos sobre as enchentes no RJ em 2010: Anair dos Santos, do departamento de história da PUC-Rio; Simone Novaes, moradores do morro do Bumba; irmã Jane, do movimento comunitário do aterro sanitário de Duque de Caxias; Prof. Celso Carias (CRE-PUC-Rio), mediador.
17h – Salão da Pastoral
Danças Circulares – Com Denise Nagem, especialista em arteterapia.
5ª-feira, 30 de setembro
9h – Salão da Pastoral
Projeto Baía Nossa de Guanabara, – Com o professor Luis César Tardin, coordenador do projeto Baia Nossa de Guanabara e da CCESP; Professora Marimar Stall, do comitê de educação do projeto; professor Geraldo Luis (CRE-PUC-Rio), mediador.
11h – Salão da Pastoral.
“Bíblia e Ecologia” – Francisco Orofino, Doutor em Teologia bíblica pela PUC-Rio e o professor Marcos Santana (CRE-PUC-Rio), mediador.
15h – Anfiteatro Junito Brandão
Celebração Inter-religiosa com a participação de diferentes religiões - Coordenada pelos professores padre Geraldo Marques (CRE-PUC-Rio) e Marco Bonelli (CRE-PUC-Rio).
6ª-Feira, 01 de outubro
11h – Pilotis Kennedy
“Desaguados” – Apresentação artística com alunos de Artes Cênicas do departamento de Letras da PUC-Rio.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”