Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


Campus

Seminário internacional debate a ficção na TV

Carina Bacelar - Do Portal

09/08/2010

Uma análise anual da produção, audiência e repercussão sociocultural de toda a ficção televisiva produzida na América Latina e na Península Ibérica. Este é o objetivo do V Seminário Internacional Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva), que reunirá, 10 e 11 de agosto, na PUC-Rio, especialistas de vários países. Na terça-feira, às 10h30, eles acompanharão a palestras do professor Henry Jenkins, da University of Southern Califórnia (EUA), um dos maiores pensadores sobre o impacto das novas tecnologias. Na quarta-feira, às 10h, a socióloga Milly Buonanno, da Università di Roma La Sapienza, abordará a “ecologia midiática”.

Marcados para o auditório Padre Anchieta, os encontros são promovidos pelo Centro de Estudos de Telenovelas da ECA-USP e Globo Universidade, com o apoio do programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Contarão com representantes dos Estados Unidos, México, Espanha, Portugal, Argentina, Chile e da Venezuela. 

– Os encontros são a ocasião para os grupos de pesquisadores relatarem e discutirem o andamentos das pesquisas em cada país. É também o momento em que um reconhecido estudioso do tema é chamado para proferir uma conferência motivadora das novas perspectivas desse campo de estudos – disse o coordenador de pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Miguel Pereira.

As palestras de Jenkins (“O Poder da Telenovela e os Princípios Transmídia”), também fundador e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), e de Milly Buonano (“Transmedia storytelling e a nova ecologia midiática”) serão transmitidas ao vivo pelo Globo Universidade, no site www.globouniversidade.com.br. O programa incluirá também a apresentação dos resultados do seminário realizado em 2009 pelos coordenadores da rede Obitiel, como Charo Lacalle, da Universidad Autónoma de Barcelona, e Catarina Duff Burnay, da Universidade Católica Portuguesa. Estão confirmadas também a participação do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger , dos autores Alcides Nogueira, Carlos Lombardi e Ricardo Linhares.

Para Miguel Pereira, as narrativas televisivas precisam também se adaptar aos novos formatos e mídias dos meios virtuais contemporâneos. Ele acredita que as reflexões que se farão nos dois dias do encontro têm o papel de oxigenar esse espaço criativo.

– A Reitoria da PUC e o nosso Programa de Pós-Graduação em Comunicação se sentem muito honrados em poder sediar esse encontro que vai lançar novas luzes sobre uma das atividades da mídia brasileira, as telenovelas, que mais tem contribuído para o desenvolvimento do campo da dramaturgia audiovisual do nosso tempo – afirmou o professor Miguel Pereira.

A iniciativa começou em 2007, quando foi realizado o Seminário Nacional do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva). O encontro ganhou abrangência internacional, firmando-se como importante forum de discussões sobre a produção audiovisual, com a participação de pesquisadores estrangeiros.

O seminário pode ser acompanhado ao vivo neste endereço, com áudio traduzido, e neste endereço, com áudio original.