O crescimento de 75% do acesso à internet em três anos no país – segundo o IBGE – se reflete nos tradicionais meios de comunicação. As 66 milhões de pessoas com acesso diário (34% da população) impõem a rádio e tevê novos papéís, novas exigências, novas rotinas. Na palestra “Esporte na Era Digital”, na PUC-Rio, o jornalista João Pedro Paes Leme observou que este cenário conduz a uma nova forma de relacionamento com espectador. Segundo o diretor-executivo da Central Globo de Esportes, a comunicação direta possibilitada pela internet muda a percepção que se tem do público e, consequentemente, o processo de comunicação:
– Agora há um espectador vivo. Ele não é mais um simples número no IBOPE.
O novo tipo de audiência é dinâmico, participativo. Em um jogo da seleção brasileira de futebol, por exemplo, são 200 mil perguntas e comentários enviados para a Globo só nos 15 primeiros minutos. Segundo Paes Leme, os espectadores procuram a interatividade da televisão "para, momentaneamente, por fim ao anonimato":
– As pessoas estão procurando cinco minutos de fama. Ter o nome ou o vídeo em uma transmissão na Globo proporciona isso.
O profissional projeta uma participação crescente do público. Além de comentários e vídeos de baixa qualidade, os espectadores produzirão conteúdo "mais sofisticado e de relevância". Para Bruno Neves, diretor-executivo do Globoesporte.com e ex-aluno da PUC-Rio, essa colaboração será especialmente marcante nas modalidades com menor apelo no Brasil:
– O conteúdo colaborativo [quando o consumidor se torna produtor] é um dos caminhos para cobrir os esportes menores, pois o público interessado é bem específico.
Segundo Bruno, o nascimento do prosumer – o "produtor-consumidor" – implica a especialização do profissional de comunicação:
– Agora não basta só escrever bem. O jovem jornalista tem que lidar bem com as novas ferramentas que o computador e a internet dispõem.
Parceria entre mercado e universidade possibilita experiência para estudantes
Promovido pelo Globo Universidade, em parceria com a PUC-Rio, o ciclo de palestras “Esporte na Era Digital” indica o investimento na capacitação desse novo perfil profissional. Na rede social criada pelo Globoesporte.com, estudantes podem trocar experiências com outros alunos e profissionais. A rede promoverá também a interação entre estudantes de quatro universidade: PUC-Rio, Unisinos (Porto Alegre), UFPE e da USP.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”