Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de dezembro de 2024


Ciência e Tecnologia

Ambição de imortalidade

Pedro Maia - Do Portal

18/12/2007

Pesquisador e professor da Universidade de Paris I, o sociólogo Lucien Sfez é um teórico da comunicação respeitado principalmente pela originalidade de seu pensamento. Nos últimos anos, ele tem se dedicado ao que chama da mais ambiciosa das obsessões do homem: a utopia do corpo e da saúde perfeitos.
- Conseguimos viver tanto e com boa saúde graças aos avanços da química, da farmácia e da cirurgia. O implante de órgãos é um caso típico de grande avanço. Por isso, a tecnologia é o que permite prolongar a vida com boa saúde. E há também, segundo os biólogos, o gene da longevidade. Quando isso tiver sido bem descoberto, nós poderemos trabalhar bem com esse gene e poderemos viver cento e vinte, cento e cinqüenta anos ou mais – disse ele, que esteve na PUC-Rio para fazer uma palestra aos alunos de pós-graduação do curso de Comunicação Social.
Sfez falou sobre a relação entre corpo e tecnologia. Para ele, é importante que seja feita uma diferenciação entre técnica e tecnologia. O Brasil é um dos países em que o sociólogo realiza suas pesquisas.