Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


Campus

Profissionais debatem saúde e qualidade de vida

Luísa Sandes e Rafaella Mangione - Do Portal

25/08/2009

Luigi Ferrarese

Com o objetivo de transmitir ao público leigo informações sobre temas médicos relevantes, o curso de pós-graduação de Medicina da PUC-Rio promoveu, nesta terça-feira, 25, uma tarde de palestras, no auditório Padre Anchieta. Os assuntos analisados foram desde a nova gripe até os malefícios do tabagismo, com a presença de profissionais renomados como Ivo Pitanguy e Paulo Niemeyer.

A coordenadora do curso de Alergia da Escola Médica da Universidade, Teresa Seiler, afirmou que os temas foram escolhidos de acordo com as aflições da população em relação a doenças recorrentes, principalmente entre os jovens.

Tabagismo

Carlos Alberto Franco, um dos representantes da Comissão de Controle e Tabagismo, entidade da PUC-Rio que tem como presidente o vice-reitor da Universidade, Augusto Sampaio, ressaltou os benefícios de parar de fumar.

- É uma questão de qualidade de vida, de bem-estar físico, psíquico. O não-fumante é saudável e tem a pele e os dentes mais bonitos.

 Luísa Sandes Em meio a discussões sobre a nova lei anti-fumo, ele comentou a necessidade de adequação dos alunos. Também destacou a incidência de jovens fumantes.

- É muito importante abordar o tabagismo em um ambiente acadêmico. Cerca de 2,7 milhões de dependentes da nicotina têm entre 5 e 19 anos – afirmou.

De acordo com ele, a maior despesa do Sistema Único de Saúde (SUS) é com doenças causadas pelo cigarro.

- Há um ganho de 10 anos do não-fumante para o fumante. Quanto mais cedo a pessoa deixar de fumar, maiores serão os benefícios. 

Estética

O cirurgião plástico e professor Ivo Pitanguy abordou a relação entre a história da arte e o homem. Ele analisou a beleza ao longo da história da humanidade. Segundo o médico, as plásticas de nariz, mama e abdômen são as mais procuradas. Pitanguy mostrou pinturas e fez referência à autoestima, utilizando o exemplo de Narciso, personagem que se afogou em um lago ao admirar seu próprio reflexo.

- A autopercepção é importante para quem faz cirurgia. As pessoas têm a impressão de que o cirurgião é mago e vai transformá-las.

Posto

Um posto de atendimento médico foi montado no prédio Cardeal Leme. Nutricionistas, enfermeiras e médicos atendem ao público, oferecendo testes de glicose, informações nutricionais e medição do Índice de Massa Corporal (IMC). A professora e endocrinologista Edna Pontes ressaltou a importância de oferecer aos alunos da PUC-Rio acesso a esclarecimento e informação.