Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2024


Campus

Chapa Idéias reeleita no DCE

Gabriela Ferreira - Do Portal

13/11/2007

A chapa Idéias acaba de ser reeleita para a liderança do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O grupo ganhou as eleições com o dobro dos números da chapa segunda colocada. Cerca de 1.480 alunos votaram na Idéias, contra, aproximadamente, 700 votos para a Roda- Viva. Segundo o diretor-executivo do DCE, Eduardo Shalders, estudante do 6º período de Administração, o sucesso da votação se deve a um regime mais leve na presidência do Diretório.

- As pessoas hoje estão cansadas da militância profissional, do discurso pesado. Os estudantes, infelizmente, não são tão politizados como antes. O interesse mudou. O mundo mudou. As pessoas ficam muito descrentes da política quando vêem o que acontece no dia-a-dia, e isso se reflete na gente. Por isso, defendemos um DCE mais light. Ninguém precisa ser politizado para participar. Podemos apoiar a realização de uma festa, ou palestra, ou projeto social, sem que seja necessário discutir sobre Marx, ou sobre a Revolução Russa, sobre socialismo ou capitalismo. O que queremos é que as pessoas se engajem e melhorem o mundo, que pensem.

A liderança da chapa Idéias tem como principal objetivo fazer a integração dos alunos. Para o próximo ano, uma das propostas é fazer um bicicletário ecológico, reciclável, feito com material sustentável, com teto, energia solar e captação de água da chuva para poder reutilizá-la. A idéia é estimular os alunos a virem de bicicleta para a universidade.

Um dos projetos apoiados pelo DCE é o “PUC pela Paz”, que pretende fazer a comunidade PUC buscar um caminho alternativo para minorar a violência. Outro foi o “Caminhos do Brasil”, uma semana de palestras sobre diferentes temas referentes ao país, como política, economia e reforma agrária. A passeata contra Renan Calheiros, organizada pelo Diretório, atraiu muitos alunos (veja aqui reportagem sobre a passeata).

- Muitas pessoas que estavam paradas no trânsito por causa da manifestação diziam pra gente que mesmo estando paradas poderiam ficar o dia inteiro ali pela nossa causa, disse Eduardo,  para quem o papel do DCE vai do político ao cultural.

Para financiar esses movimentos, o DCE muitas vezes recorre à reitoria. Além disso, a Ambev apóia chopadas e festas, vendendo cervejas para o Diretório a preço de custo. Desse modo, o DCE revende-as pelo preço do mercado e gera lucro. Um dos movimentos que a chapa Idéias incentiva é o encontro dos alunos na Vila dos Diretórios.

- A chopada não é bem uma festa. É uma confraternização entre o calouro e o veterano, para que eles se conheçam, para que haja interatividade entre eles, para que se sintam bem na universidade. E é bem mais seguro quando as festas são dentro da PUC, explicou o diretor.

Opinião semelhante tem o coordenador de eventos da chapa, aluno do 5º período de Comunicação, Bruno Malta:

- A gente quer melhorar o que já tem feito. Queremos fazer com que os alunos se conheçam, com festas e movimentos culturais, e trazer projetos sociais para a universidade.