Uma comissão formada por três avaliadores do MEC estará na PUC, nesta semana, para analisar a Universidade e fazer o recredenciamento da Instituição. Durante os dias 27, 28 e 29, eles irão julgar diversos aspectos a partir de entrevistas com professores, alunos e funcionários. Entre os itens a serem apreciados, estão a qualidade do ensino, a infraestrutura e as atividades de extensão que a PUC oferece. Além disso, a Universidade apresentará o Plano de Desenvolvimento Institucional com as novas exigências impostas pelo Ministério da Educação.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB, colocou em vigor novos critérios a serem seguidos pelas instituições de nível superior. As universidades tiveram oito anos para se adequarem às novas regras e, desde 2006, os cursos estão sendo avaliados separadamente pelo MEC.
Entre os novos critérios a serem seguidos, estão o número de professores de tempo integral, a existência de um plano de carreira e a implantação do ensino de pós-graduação, que já eram uma realidade na PUC antes mesmo de terem sido requisitados.
Para o vice-reitor acadêmico, professor José Bergmann, a avaliação é uma das etapas mais importantes do processo.
- Essa é a fase em que a comissão do MEC vai estar no Campus, em contato direto com a comunidade acadêmica, ou seja, in loco. É, por isso, que pedimos a todos que colaborem conosco - diz Bergmann.
Ainda segundo ele, essa avaliação é fundamental para a PUC porque garante o recredenciamento da Universidade.
- Se a instituição não é credenciada, não pode atuar como tal. Mas encaramos isso com naturalidade, porque já fazemos uma avaliação interna constantemente. Além disso, o resultado é o reconhecimento do trabalho que toda a Universidade realiza para oferecer uma boa qualidade de ensino aos alunos - afirma.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”