Bruna Santamarina - Do Portal
14/05/2009Os 12 principais serviços sociais prestados pela PUC-Rio, como atendimento médico e jurídico, serão oferecidos à população nas próximas terça e quarta-feiras, das 10h às 19h, no Largo da Carioca, no Centro. Considerada uma prévia da XIII Mostra PUC, prevista para agosto, a segunda edição do Mostrando Serviço atrairá mais de 50 mil pessoas, prevê o professor Luis César Tardin, titular da Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP).
– O Mostrando serviço é organizado para apresentar os projetos sociais da universidade. Já a Mostra PUC destaca a inclusão dos jovens no mercado de trabalho – esclarece Tardin –Queremos mostrar e oferecer, de forma visível e integrada, os serviços que a PUC-Rio realiza em favor da sociedade, principalmente dos mais necessitados.
A iniciativa será aberta, dia 19, às 10h, pelo reitor da universidade, padre Jesus Hortal Sanchez, S. J., com apresentações do Coral da PUC-Rio e da Banda da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Estão programadas apresentações também do Grupo de Capoeira do Mestre Camurça. À noite, serão feitas projeções para contar a história do Rio Antigo e para apresentar o trabalho que a PUC-Rio realiza na Amazônia.
Ao longo dos dia, especialistas de diversas áreas prestarão atendimentos à população. A Escola Médica de Pós-graduação, por exemplo, oferecerá serviços médicos gratuitos referentes a infectologia, alergia, radiologia, clínica médica, homeopatia, ortopedia, dermatologia, psiquiatria. O atendimento seguirá a ordem de chegada, com a distribuição de senhas.
– Se a procura for muito grande, os pacientes serão encaminhados para hospitais e consultórios médicos – adianta o diretor da Escola Médica, David Azulay.
A área de radiologia vai oferecer, para os primeiros que pegarem senha no local, 10 exames de mamografia e 10 de ultrassom de próstata. Os 10 exames seguintes serão cobrados: R$ 45 e R$ 15, respectivamente.
O Instituto de Odontologia da PUC-Rio (IOPUC) vai oferecer tratamento variados, como de cáries, de canal e ortodônticos. Segundo o diretor Ricardo Ficher, uma assistente social vai selecionará "aqueles que têm mais necessidade, para receber o serviço gratuitamente".
A exemplo dos serviços médicos, o atendimento jurídico também é muito solicitado, observa Luis César Tardin. Em duas salas montadas no Largo da Carioca, o Escritório Modelo de Advocacia (EMA) atenderá à população nas áreas de direito civil, que inclui direito do consumidor e de vizinhança; do trabalho; previdenciário; penal; empresarial e tributário. Se houver necessidade, a continuidade do serviço será prestada no próprio escritório, na PUC-Rio. O cliente precisa receber até quatro salários mínimos.
O Mostrando serviço apresentará também projetos que buscam integrar a sociedade e reduzir a exclusão, como o Centro de Vida Independente (CVI) e o Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM). O CVI fornece orientações para melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais. Já o NEAM forma "agentes de transformação social" provenientes de classes populares.
Os 12 núcleos de prestação de serviço reunidos no Mostrando Serviço são: NEAM, Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), IOPUC, CCESP, CTC/Pllural, Projeto UNICOM, Incubadora de Empreendimentos Solidários Populares Padre Agustín Castejon (INEMSOPAC), CVI, Biochip, Pólo Caxias, Escola Médica de Pós-graduação e Comunicação.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”