O Centro Dom Vital, ponto de encontro para debates entre intelectuais católicos criado em 1922, vai retomar as atividades. O retorno, uma parceria com a PUC-Rio e o Mosteiro de São Bento, está marcado para 18 de maio, às 20h30, no auditório AMEX, 3º andar do Instituto de Administração e Gerência (IAG). O escritor Luiz Paulo Horta, crítico musical eleito em 2008 para a Academia Brasileira de Letras e autor do livro À procura de um cânone, debaterá o tema O cristianismo e as outras religiões.
A palestra do imortal abrirá um ciclo de reuniões. Estão programados encontros interativos na terceira segunda-feira de cada mês. Presidido pelo professor e filósofo Tarcísio Padilha, o Centro Dom Vital acolheu pensadores como Alceu Amoroso Lima, escritor e crítico literário, e Sebastião Leme, o segundo cardeal brasileiro.
Ex-aluno do curso de Direito da PUC-Rio e vencedor do prêmio Padre Ávila de Ética no Jornalismo, Horta é autor de livros como Caderno de Música, Dicionário de Música Zahar e Villa-Lobos, uma introdução. Membro da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Arte, ele fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
À procura de um cânone, seu mais recente livro, reúne as crônicas publicadas no jornal O Globo sobre música, filosofia, religião, ética e política. O escritor dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola em 2000 e 2001. Ele também tem passagens pelo Jornal do Brasil e pelo Correio da Manhã.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”