A importância da mobilidade nos centros urbanos é o pano de fundo da exposição Mova Arquitetura- Cidades e Mobilidades, desde 16 de maio no Solar Grandjean de Montigny da PUC-Rio. A mostra reúne painéis com fotos de modernas construções em grandes cidades do mundo e um vídeo sobre ruas, passarelas, estações, prédios de centros como Barcelona, Amsterdã, Zurique e Paris.
Organizada pelo Instituto da Cidade em Movimento ( ICM) como parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil, a mostra o já foi visitada por mais de 500 pessoasç e fica no Solar até a próxima sexta-feira, 5 de junho. Segundo a diretora do Solar, Piedade Grinberg, a idéia de montar a exposição nasceu em 2008, com a parceria entre o Departamento de Arquitetura da PUC-Rio e do Consulado Geral da França no Brasil.
– Eles perceberam que a mostra tinha passado por vários países e estava na hora de trazê-la para a universidade – conta.
Para alunos de Engenharia Civil, como Vinícius Dalmora, a iniciativa representa uma aula de Arquitetura. Ele conheceu a exposição por causa da disciplina Arquitetura e Urbanismo e voltou para apresentá-la à namorada, Ana Carolina, estudante do 4º período de Economia.
– Mova é uma verdadeira aula de arquitetura. Ainda mais para mim, que adoro construções modernas e com mobilidade.
Com caderno e caneta nas mãos, o estudante de Engenharia Civil Matheus Cruz observava atentamente os detalhes das obras e anotava tudo para fazer um relatório.
– Gostei muito de um painel que mostra uma pousada construída em cima de estacas de nove metros de altura em Amsterdã. Tive a impressão de que o prédio estava suspenso sobre a cidade.
Aberta de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h30, a exposição se estende até o dia 5 de junho.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”