Há 25 anos, o Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor (NEAM) ajuda adolescentes de baixa renda a obterem um melhor desempenho escolar. A assistência pedagógica é um dos caminhos para que eles venham a ser cidadãos plenos.
- A diversidade cultural é sempre muito bem acolhida, com grandes resultados. Temos inclusive doutores que fizeram parte dessa trajetória do NEAM. É a cidadania plural que se faz aqui - afirma o professor Audir Bastos Filho, do projeto de Arte Educação.
Para atingir esse propósito, a parceria com outras instituições tem sido fundamental. Há cinco anos a Cultura Inglesa oferece apoio por meio do programa Big Bem, que destina bolsas de estudos integrais a jovens de baixa renda. Em 2008, o convênio firmado entre a Cultura e o NEAM permitiu o aprendizado gratuito de inglês para 27 bolsistas, entre estudantes da PUC, estagiários do Núcleo e menores de várias comunidades.
Outras parcerias promovidas pelo NEAM têm dado bons frutos. A da creche para crianças da Rocinha é um bom exemplo disso. Com apoio do BNDES, foram construídos um prédio, que acolhe uma oficina de trabalho e atividades para crianças, e a creche.
- Temos uma creche com 185 meninos. Quando atingem a idade escolar, eles se candidatam a vir para o NEAM, dentro do nosso limite de atendimento. E aqui permanecem, sob nossa orientação pedagógica até os 17 anos. Aos 18, os rapazes saem para o serviço militar e as moças têm possibilidade de serem contratadas na própria PUC-Rio - explica Marina Moreira, diretora do Núcleo.
Além desses programas, o NEAM fornece recursos financeiros para a subsistência de 20 famílias, ajuda jovens da Rocinha com cursos de reciclagem de papel, educação musical, aulas de teatro, e abre os laboratórios da universidade para a iniciação em informática.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”