Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2024


Campus

Congresso debate formação do professor de línguas

Carolina Heringer - Do Portal

27/11/2008

A PUC-Rio recebe o II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL), entre os dias 27 e 29 de novembro. “Formação de professores de línguas e transformação social” é o tema do encontro, que reúne participantes e palestrantes do Brasil e da América Latina. Segundo a presidente da comissão organizadora, a uruguaia Inés Miller, o número de inscritos passa de 500. “Será um grande evento, com diversas discussões acontecendo ao mesmo tempo.”, prevê.

Trabalhos de professores, pesquisadores e alunos, selecionados pela Comissão Científica do Congresso, serão apresentados e discutidos em simpósios, sessões de comunicação coordenada, comunicação individual e sessões de pôsteres. A Comissão é formada por professores de universidades brasileiras, do Chile, da Colômbia e da Argentina. A programação inclui duas mesas-redondas, três conferências e um painel latino-americano.

Boa parte dos debates aborda a formação do professor de línguas. Sob tal perspectiva, são discutidos temas como o discurso pedagógico, a integração entre formação inicial e continuada e a educação à distâncias.

Inês esclarece que as discussões não se restringem a línguas estrangeiras. “Há diversos trabalhos que abordam a língua materna, as libras (língua de sinais para surdos) e o ensino da língua estrangeira para cegos.”, exemplifica. Segundo ela, o número de estudos sobre o ensino de línguas para alunos com necessidades especiais, mas há avanços na preparação de professores para esta área.

Para os alunos, a participação no congresso custa R$ 110; para profissionais, R$ 150. Mais informações no site de Letras