Clique aqui para assistir a entrevista com o diretor Daniel Guerra.
“Budô” vem do japonês e significa “caminho do guerreiro”. É a filosofia que norteia todas as artes marciais japonesas e que preza o treinamento espiritual e a formação do caráter humano acima do preparo físico. As artes marciais são vistas hoje como instrumentos de defesa pessoal e luta: uma visão muito equivocada e superficial. O objetivo desse filme é trazer para a tela, através de demonstrações de técnicas, depoimentos, treinos e cerimônias de artes marciais, a importância do budô como filosofia.
O núcleo do filme gira em torno da primeira vertente clássica do budô: o Bushido, a filosofia samurai que serviu de base para a caracterização do comportamento japonês ao longo das eras e é influência cultural no mundo inteiro até hoje.
O filme nasceu a partir das premiações de Melhor Roteiro de Documentário pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial do concurso Roteiro PUC 2013. Hoje, "Budô" já competiu na categoria de Melhor Documentário no Universal Martial Arts Film Festival em Paris, França; e recentemente venceu o prêmio de Melhor Documentário Universitário no Los Angeles Independent Film Festival Awards.
Direção, Roteiro, Edição Daniel Guerra
Produção Daniel Guerra e Luiz da Franca
1º Assistente de Direção Kaio Caiazzo
Produção de Set Marianna Fratti Malinowski e Bruna Zaccaro
Direção de Fotografia Henrique Benzi
Assistente de Fotografia Fabio Guilherme Dias
Fotografia Still Raffy Carvalheira e Mateus Cabral
Som Direto Gustavo dos Santos Andrade e Bruno Belli Sinder
Técnico de Estúdio Mateus Cabral
Edição de Som, Mixagem João Henrique Costa
Correção de Cor Mateus Cabral
Trilha Sonora Original Claudia Usai Gomes
Supervisão de Kendo Toshihiko Tsutsumi, Taian Haraguchi e Leonardo Sato