Com mais de 20 anos de carreira, boa parte em veículos impressos (Fluminense, Jornal do Brasil, O Dia, Metro), o jornalista Gustavo de Almeida é conhecido entre os colegas por sua verve e espírito crítico, além do interesse por tecnologia e inovação. Editor do site XD da Infoglobo desde seu lançamento, em janeiro, Gustavo acredita que as recentes demissões nas redações como O Dia e O Globo refletem mudanças na forma de se fazer jornalismo. Na sua opinião, todo esse cenário se deve ao fato de que a operação jornalística ficou cara, e há uma crescente necessidade de migrar para novas mídias.
– A mudança se tornou uma questão de sobrevivência. Na correria da rotina, quando o cara tem uma brecha, vai ao banheiro, tem um horário de almoço ou está de bobeira, ele está no celular, e é lá que devemos que estar – afirmou, bem-humorado, ao comentar a criação do XD.
Para o jornalista, a mídia tradicional ainda tem peso e influência tanto no mercado publicitário como para leitores que procuram uma fonte de informação de credibilidade, mas argumentou que, “o XD é um novo veículo para um novo público”: “Somos o seu amigo muito engraçado do Twitter, o primo caçula do Extra online”, comparou, divertindo o público da K102, que assistia à palestra organizada pelos professores do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio Alexandre Carauta, Luciana Brafman e Lula Branco Martins, nesta segunda-feira, 21.
Por isso a opção por uma linguagem acessível, jovem e 100% digital: “não dá mais pra ser aquele quadradão do impresso”. A ideia de “reagir” às notícias fundou as editorias por emoções. Assim, o XD busca maior interação com o público por meio das editorias “Pra rir”, “Pra chorar”, “Pra surtar” ("aquilo que a sua tia compartilha"), “Pra explicar”, “Pra amar” e “Pra espiar”, retratos dessa tentativa de comunicar de forma bem-humorada, inspirada no Buzzfeed, empresa de mídia norte-americana que mescla humor e variedades em suas notícias.
Gustavo destacou que a distribuição do conteúdo é a alma do negócio, e explicou que a produção do site está mais para um “jornalismo de entretenimento”, o que ele acredita que contribui para atrair a verba publicitária:
–A distribuição é o novo trunfo competitivo, por isso investimos nela com exclusividade nas mídias sociais, e a publicidade embarca nisso. Se fizermos uma publicação falando sobre como gelar cerveja em três minutos, patrocinada pela Ambev, as pessoas não vão clicar ou compartilhar porque acham a Ambev legal, mas porque o conteúdo interessa a elas e elas querem que os seus amigos tenham acesso a esse conteúdo também. Assim, garantimos a entrega do conteúdo publicitário – exemplificou.
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Antes de Gustavo, a jornalista da Veja Rio Luna Vale, formada pela PUC-Rio em 2009, conversou com os alunos sobre a revista e outras experiências profissionais. Luna, que trabalhou como produtora na TV Globo, editora no Sportv.com e executiva de contas na RPM Comunicação, é hoje responsável pelo site e mídias sociais da Veja Rio. Ela contou sobre a cobertura do Rock in Rio pela revista, com informações de serviço voltadas para o público e reportagens mais aprofundadas, com vídeos e fotos do festival.
* Colaborou Bárbara Chieregate.
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