Marina Ferreira - aplicativo - Do Portal
04/05/2015Parceria inédita entre a PUC-Rio e a Universidade de Birmingham reúne pesquisadores das duas instituições para debates sobre consumo, tecnologia, beleza e comunicação. O I Seminário Programa de Pós-graduação em Comunicação, PUC-Rio e School of History and Cultures, University of Birmingham – Comunicação, temporalidades e culturas ocorre segunda, terça e quarta-feira, 4, 5 e 6 de maio, das 16h às 19h, na sala K102 do Prédio Kennedy.
Na segunda-feira, o tema é “Materialidade sagrada, trocas e consumos”, com a participação do professor Simon Yarrow, do Departamento de História de Birmingham, falando sobre a sociedade medieval consumista, sua interação e trocas do ano 800 à 1250; e o professor Everardo Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da PUC-Rio, abordando culturas, representações e experiências na história do consumo.
O segundo dia terá como foco “Tecnologias e culturas do tempo”, com David Gange, também do Departamento de História da instituição, falando sobre novas culturas do tempo e tecnologia no Oriente Médio; e a professora Tatiana Siciliano, do PPGCom da PUC-Rio, sobre invenções na Belle Époque do Rio de Janeiro.
Na quarta-feira, o debate será em torno de “Juventude, gênero e construções de beleza”. Para falar sobre o tema estarão presentes a professora Juliet Gilbert, do Departamento de Estudos Africanos e Antropologia de Birmingham, falando sobre concursos de beleza na Nigéria, e a professora Cláudia Pereira, coordenadora do PPGCOM da PUC-Rio, apresentando seu estudo sobre cursos de modelo para adolescentes na Cidade de Deus e na Zona Sul do Rio. Cláudia adiantou que pretende promover uma discussão sobre os diferentes motivos que levam adolescentes a fazerem um curso de modelo.
– Meu foco maior foi na Cidade de Deus e, ao contrário do que se imagina, o sonho dessas meninas é do tamanho da perspectiva de vida que elas têm. Não queriam ser a próxima Naomi Campbell, mas sim aprender a sentar, a comer, a se portar bem em uma entrevista de trabalho. Já as meninas da Zona Sul almejavam a fama, o sucesso, serem grandes modelos.
O seminário é uma iniciativa do professor Everardo Rocha, coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação, que com seu grupo de pesquisa Estudos de Comunicação e Consumo (PECC) se debruça sobre a história do consumo e da publicidade para compreender a sociedade contemporânea. Após contatos acadêmicos pela rede, o professor fez o convite ao colega Simon Yarrow, que prontamente aceitou a parceria e estendeu o convite aos outros pesquisadores.
A professora Cláudia Pereira ressalta que, embora o seminário seja organizado no âmbito do programa de pós-graduação, as palestras são abertas a alunos e professores de todos os níveis:
– O evento deve atrair mais atenção dos alunos de mestrado e doutorado, interessados em questões sobre consumo e a interdisciplinaridade entre história e comunicação. Porém gostaríamos de contar também com alunos de graduação, de iniciação científica, que fosse um público bem diverso, até para quebrar mito de que graduação e pós-graduação não se misturam. É uma boa oportunidade para apresentar a esses alunos o mundo acadêmico e científico e o que está sendo estudado e produzido fora do Brasil sobre esses temas.
Todo o evento será transmitido ao vivo pelo Portal PUC-Rio Digital.
Para participar, basta enviar nome e e-mail para listadeinscricao@gmail.com.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”