Depois de 15 anos, a professora Angeluccia Bernardes Habert volta a comandar o Departamento de Comunicação Social. Ao tomar posse, dia 2 de outubro, em cerimônia presidida pelo reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal Sánchez, a nova diretora reforçou o compromisso em aprofundar os avanços obtidos nos últimos anos e ampliar os projetos acadêmicos, investir na inovação.
– O Departamento é um gigante não-adormecido, criativo e inovador – sintetizou.
Favorecida pela experiência de quem já dirigiu o Departamento de Comunicação, entre 1992 e 1994, Angeluccia pretende desenvolver projetos de longo prazo, como a criação de um instituto para prestação de serviços à comunidade externa; e amadurecer o trabalho do ex-diretor do Departamento, César Romero Jacob, marcado, por exemplo, por duas iniciativas pioneiras: o Portal PUC-Rio Digital e a produção de Noites de Almirante, em parceria com o Globo Universidade. Feito por alunos do curso de Cinema, com base em conto quase homônimo de Machado de Assis, o filme foi exibido, dias 28 e 29 de setembro, no canal Futura.
– O professor César cultiva uma característica especial: tem senso prático e ao mesmo tempo é sonhador. A professora Angeluccia vai criar novas possibilidades para o Departamento – previu o reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal Sánchez, acrescentando, ao protocolar desejo de boa sorte, votos de confiança e simpatia.
Angeluccia encontra o Departamento de Comunicação Social em condições distintas das observadas há 15 anos, quando assumira o cargo pela primeira vez. Dificuldades econômicas prejudicavam a consolidação de uma infra-estrutura ideal. Hoje, o entrosamento entre suporte tecnológico de ponta e excelência acadêmica impulsiona o mergulho em novos desafios. Um dos principais é o instituto para prestar de serviços de comunicação a empresas:
– O Departamento de Comunicação Social é grande, bem estruturado. Devemos explorar suas potencialidades para crescer economicamente. Serviços de comunicação são muito requeridos – argumentou Angeluccia – Mas não há inovação sem um trabalho em conjunto – lembrou.
Emocionado com o reconhecimento aos avanços da Comunicação Social, César Romero agradeceu o esforço coletivo de professores, funcionários, estagiários, nos quatro anos de uma gestão “trabalhosa, mas prazerosa e gratificante”; e desejou sucesso à sucessora.
– O meu sentimento é que consegui fazer uma gestão melhor do que fiz há 20 anos. Ajudei os alunos na criação de novos laboratórios e novas oportunidades, como o projeto do filme Noites de Almirante. Hoje, somos a escola de Comunicação Social mais bem equipada. Mas isso não começou comigo. Continuei um trabalho que, tenho certeza, a Angeluccia seguirá desenvolvendo – disse César Romero Jacob.
O Decano do Centro de Ciências Sociais, Luiz Roberto Cunha, reforçou a perspectiva de amadurecimento da abertura dos horizontes acadêmicos:
– Ela [Angeluccia] é uma profissional competente e dedicada. É bom tê-la de volta.
Ativista acadêmica
Professora universitária há mais de 20 anos, Angeluccia leciona, no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, a disciplina Projeto Experimental. Com pesquisas em áreas como Teoria da Comunicação, Literatura Comparada e Sociologia, ela publicou Fotonovela e Indústria Cultural.
Angeluccia foi professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, onde se graduou em Ciências Sociais. Mesmo com muitas responsabilidades na PUC-Rio, a doutora em Ciências da Comunicação e mestre em Ciências Sociais integra o Ofício Católico Internacional de Cinema (OCIC) e a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”