Em comemoração ao Dia do Administrador (09/09), a Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG) acolhe, desta terça à próxima quinta (19), a 28ª Semana de Administração, cujo tema central é a internacionalização. Executivos de empresas globalizadas, como Vale, L’Oreal e Unilever, contam experiências voltadas à conquista de mercados estrangeiros. Um movimento crescente, que resiste à crise econômica deflagrada em 2008, observa a coordenadora adjunta do curso de Administração da PUC-Rio, Léa Mara Benatti, uma das organizadoras do encontro. Dirigidas especialmente aos alunos de graduação e pós-graduação na área, as palestras dividem-se em duas sessões diárias, às 17h e às 19h30, no Auditório do Rio Datacentro (RDC).
A iniciativa, já tradicional na agenda do Departamento de Administração, pretende integrar o estudante ao aluno universo dos negócios, no qual a internacionalização se revela cada vez mais decisiva. Assim indica, por exemplo, a construtora Odebrecht, que atua em 40 paises. O caso da multinacional brasileira será detalhado, hoje, às 17h, pelo gestor da área de investimentos, Paulo Simões.
Ainda na programação desta terça-feira (17), o diretor corporativo de Recursos Humanos da Vale, Jaime Schlittler, revelará as lições aprendidas no rumo dos mercados fora do país. A palestra está marcada para as 19h30.
O vice-presidente de Foods e Refreshment da Univeler, João Campos, abrirá a programação de quarta-feira (18), às 17h, com a palestra Marca Global, Consumidor Local: contradição ou oportunidade?. Em seguida, Gustavo Gelli, presidente da Tátil Design e da Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), abordará a gestão de empresas criativas e, claro, os desafios da internacionalização.
Na quinta-feira, executivos da L’Oreal e da Armco Staco fecharão a série de encontros. A gerente de gestão financeira da francesa L’Oreal, Mariana Sampaio, explicará, a partir 17h, os motivos que fizeram a empresa investir no Brasil. Às 19h30, uma dobradinha da Armco Staco: gerente da unidade de negócios internacionais, Paulo César Abreu, e o sócio-diretor Fernando Vilhena, apontam caminhos para se destacar no cenário internacional.
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