Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2024


Campus

O despertar do interesse científico

Thais Pádua - Do Portal

03/10/2008

Tecnologia e desenvolvimento científico são prioridades no mundo, e aqui na PUC-Rio não poderia ser diferente. Uma iniciativa da Universidade junto a colégios de Ensino Médio oferece laboratórios e professores qualificados para estimular o interesse dos alunos por Física, Química e Matemática.

O Programa de Integração Universidade Escola e Sociedade (PIUES) foi criado pelo Vice-reitor Administrativo Luiz Carlos Scavarda, em 1992. Os objetivos são aprofundar os conhecimentos científicos de estudantes das redes pública e privada, e apontar as possibilidades profissionais da área.

Transformar o ensino teórico, pouco aproveitado, em prática é a grande motivação do projeto. Os laboratórios proporcionam uma integração com a realidade e despertam o interesse dos estudantes. O contato com novidades tecnológicas também amplia o horizonte dos educadores e mostra novas possibilidades pedagógicas.

Aline Mello, 19 anos, estava no segundo ano do Ensino Médio no Colégio Bahiense quando participou do curso de Introdução à Engenharia, oferecido pelo PIUES. Esse primeiro contato foi a semente do gosto da estudante pelas Ciências Exatas. Depois disso, Aline iniciou a faculdade de Engenharia, na PUC-Rio, e hoje, faz intercâmbio na França. Para ela, assistir às práticas nos laboratórios foi fundamental para consolidar o conhecimento da sala de aula e confirmar a sua escolha de carreira:

- Lá você é apresentado a situações reais do cotidiano de um engenheiro. Quando eu participei, o meu grupo teve que formar uma empresa e disputar o mercado com os outros. O objetivo era fazer o nosso negócio ''sobreviver'' até o final do aprendizado de uma forma inteligente e competitiva. O ponto mais importante do projeto é, sem duvida, a forma como ele expõe a Engenharia para os alunos do Ensino Médio.

O mesmo caminho foi seguido por Evelyn Goldner, 23 anos, que também participou do projeto quando era estudante secundária. Depois da experiência, cursou Engenharia Elétrica na PUC e se tornou monitora do PIUES. O aprendizado no programa foi muito importante, tanto na carreira acadêmica e profissional, como na vida pessoal:

- Eu já tinha idéia da carreira que queria seguir, mas com a participação na disciplina Introdução à Engenharia tive certeza do que queria. Foi lá também que eu consegui o meu primeiro emprego: foi um grande desafio, tive que estudar e me empenhar bastante. Além disso, fiz amigos incríveis que tenho até hoje.

A iniciativa da PUC-Rio oferece uma oportunidade única e muitas vezes inédita para a maioria dos alunos, que não possuem laboratórios especializados nas escolas. Para muitos deles, o campo de Exatas representa uma barreira. Por isso, é tão importante fornecer as ferramentas para motivá-los e ajudá-los a conquistar conhecimento nessa área determinante para o desenvolvimento científico do país.