IOPUC: atendimento dentário na comunidade
Marcela Maciel - Do Portal
05/09/2008
Excelência acadêmica e serviço à sociedade são alguns dos pilares da PUC-Rio. No Instituto de Odontologia da Universidade não é muito diferente. A história do IOPUC começa em 1954, numa casa do Centro da Cidade, depois ao lado do Colégio Santo Inácio até a transferência em 1999 para a Gávea, próximo à Escola Parque. A instituição une cursos de pós-graduação com clínica odontológica a baixo custo.
O atendimento é feito por dentistas-alunos da pós-graduação em diversas especialidades: endodontia (tratamento de canal); dentisteria (próteses e restaurações); ortodontia (alinhamento dos dentes); periodontia, (tratamento da gengiva). odontopediatria (infantil). O trabalho é sempre supervisionado por um professor-titular. O diretor do IOPUC, professor Ricardo Fischer, explica: “por ser um curso de especialização, acaba que a gente pega casos mais complexos. Os professores estão sempre por perto. Infelizmente, as pessoas com casos muito simples demoram mais a serem atendidas.”
Mesmo com a proposta de preços acessíveis, o serviço é de qualidade. A estrutura do instituto permite consultas a 150 pessoas por dia. Até cirurgias podem ser realizadas no local. Qualquer pessoa pode marcar uma consulta. A maioria dos pacientes é de bairros mais próximos, mas o professor Fischer lembra que também “vem gente de tudo quanto é lugar, Ilha do Governador, Campo Grande, pessoal de longe.”
Quem não tem condições financeiras conta com a possibilidade de descontos, parcelamentos e outros tipos de contribuição. A avaliação é feita pela assistente social Verli Eyer que esclarece: “procuramos ver se há condição de a pessoa contribuir de alguma maneira.”
O Instituto de Odontologia da PUC-Rio funciona de 9 às 19h, na Rua Marquês de São Vicente, número 389, Gávea. O telefone é 3527 2960.