O cheiro de churrasco espalha-se pelos pilotis e chama a atenção até de quem passa apressado. Vem de uma área quase escondida, próxima ao subsolo do edifício Kennedy. Talvez continuasse despercebida não fosse o aroma convidativo no fim da manhã de quarta-feira. Leva, além do apelo à gula, uma bem-sucedida estratégia de marketing dos alunos de Desenho Industrial Lucas Portes e Gabriel Palatnic. "Com o churrasco, queremos divulgar o nosso projeto de fim de curso", explica Gabriel. "Servido?", emenda Lucas, testando o apetite do repórter.
A peça de divulgação é coerente com o tal projeto. Eles inventaram um trailer adaptado para preparar carne, peixe, frango, arroz e legumes na brasa. "A vantagem é que a comida é feita na frente do cliente", ressalta Gabriel. Os estudantes previram até o modelo de negócios: os pedidos viriam pela internet.
Embora a consolidação do projeto seja incerta, a promoção é um sucesso. Colegas de curso, estudantes de outras áreas, funcionários formam um fluxo constante em torno da churrasqueira móvel. Entre uma e outra mordida, interam-se da novidade ainda na prancheta. Batizado de Fome de Rua, o trailer terá outras formas de divulgação, adiantam os criadores. (Provavelmente menos saborosas.)
Apesar de nenhum deles acreditar que ganhará dinheiro com a invenção, o churrasco corre descontraído. “Queremos oferecer a experiência do carrinho de comida. Esse cheiro atrai, muita gente foi atraída para cá”, orgulha-se Gabriel. "Vocês deveriam fazer isso toda sexta", sugere um amigo.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”