Toda a comunidade universitária tem até a próxima quarta-feira, 5 de dezembro, para fazer a Avaliação Interna PUC-Rio. Ao responder ao questionário on-line, 17.925 alunos, professores e funcionários podem analisar, anonimamente, o ensino, a infraestrutura e os serviços prestados na universidade. As perguntas são objetivas e diferentes para cada categoria.
Foi a partir de reivindicações registradas na avaliação que as salas de aula da universidade ganharam ar-condicionado, a partir de 2008, e aparelhos multimídia, em 2010, como lembra a assessora da Coordenação Central de Planejamento e Avaliação (CCPA), Carla Leitão, que trabalha na CCPA desde 2006, quando este modelo de avaliação foi adotado.
Carla explica que esta avaliação interna, que acontece bienalmente, é diferente daquela feita pelos alunos no período de matrícula a cada fim de período:
– A avaliação semestral é uma visão microscópica do curso. Já a interna tem uma ótica macroscópica da universidade. Uma complementa a outra.
O coordenador central de avaliação, Marco Antonio Casanova, ressalta que a pesquisa é levada aos coordenadores dos cursos, que estudam formas de atender às principais reivindicações.
Os resultados da Avaliação Interna deste ano serão publicados no início de 2013 no site da CCPA e comparados aos dados da última pesquisa.
Até quarta-feira, 2.995 pessoas haviam registrado suas impressões, e a participação cresce na reta final. Na avaliação de 2010, votaram 26% dos eleitores, cerca de 4.500 pessoas.
Os alunos de pós-graduação também podem participar, mas avaliando apenas os serviços, a fim de garantir seu anonimato, por se tratar de um pequeno contingente.
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”