Um futuro mais verde tem suas consequências, como mostrou a simulação Forward+50, jogo interativo que permitia aos usuários decidir o futuro do Rio de Janeiro daqui a 50 anos. Lançado na sexta-feira, dia 15, conforme anunciou o Portal, o jogo foi sucesso em mais de 85 países, chegando à marca de 10 mil jogadores que tentaram criar um Rio melhor para o futuro.
Depois de sete dias disponível na internet, os participantes decidiram por um futuro com melhor educação, transporte público de qualidade e energias renováveis, mas por outro lado sofrendo com a possibilidade de fome, por falta de plantio, e de criar um grande número de desabrigados, graças ao pequeno investimento em construções.
O Projeto mostrou ao Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), criador do projeto em parceria com o Lord Cultural Resources e o grupo AXA, a dificuldade de implantar uma economia verde:
– As decisões que geram impacto ambiental e socioeconômico são muito complexas. Não existe uma solução única – afirmou Catherine Boiteux Pelletier, conselheira sênior da seguradora internacional AXA.
"Acordo climático é tão urgente quanto planejamento urbano"
Produção sustentável exige melhor educação ambiental
Para evitar outras Marianas, é preciso revisar leis e fiscalizações
Pendências para avanço da resiliência no Rio de Janeiro