Nesta 7° edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação, 1.231 pessoas (292 jornalistas, 536 participantes, 162 estagiários, 124 expositores e 117 professores e conferencistas) circularam pela PUC-Rio. Os participantes assistiram aos debates sobre os mais variados temas em 12 painéis de discussão, aprenderam nas 49 oficinas oferecidas ou simplesmente passearam pelos estandes montados nos pilotis da ala Kennedy. O Portal PUC-Rio Digital conversou com alguns deles e perguntou o que acharam das atividades disponíveis durante os seis dias de encontro entre comunicação e Igreja. A próxima edição do Mutirão será realizada em Natal, no ano que vem.
Victor Quaresma, participante, 30 anos.
Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores – Rio de Janeiro
“Foi algo muito bacana, percebo um lampejo da Igreja em pensar a comunicação em todos os seus segmentos. O encontro me alertou para o uso do twitter. A Igreja tem que usar esses meios. É colocar a comunicação a serviço da Palavra (próprio Cristo).”
Albília de Almeida, participante, 31 anos.
Igreja Filha de Maria Auxiliadora – Cuiabá
“A semana foi bastante proveitosa pelos painéis, com temas provocadores para a reflexão. Gostei dos shows, do Jorge Vercillo, por exemplo. Assisti a um painel com exibição de filme e as discussões foram bem próximas do nosso cotidiano. Gostei dos temas dos laboratórios também”.
Renata Castro, participante, 21 anos.
Paróquia Nossa Senhora De Loreto – Rio de Janeiro
“Espero levar algum conhecimento daqui para a nossa Paróquia.”
Ayres Michel Melchiotti, participante, 35 anos.
Arquidiocese de Umuarama – Paraná
“Foi a minha primeira vez, gostei muito. Estou levando essa experiência para o Paraná, para minha arquidiocese, já que é a primeira vez que ela manda algum representante. A visita guiada para a Rocinha foi bem legal. É tudo novo para a gente do interior, só tínhamos visto pela TV.”
Celi Chaves de Souza, participante, 69 anos.
Paróquia Nossa Senhora de Bonsucesso de Inhaúma – Rio de Janeiro
“Gostei muito. Foi ótimo porque não tenho muito conhecimento de blogs, You Tube e consegui aprender um pouco mais. Como sou coordenadora da Catequese, quero levar o aprendizado para as outras pessoas da comunidade. Assisti a alguns painéis e assisti ao show do padre Fábio de Melo.”
Filipe Ferreira, participante, 21 anos.
Paróquia Nossa Senhora De Loreto – Rio de Janeiro
“Ficamos sabendo do Mutirão pela nossa Igreja e minha mãe também ouviu na rádio. Assisti às oficinas de revista, de áudio, games. Quis aprender o máximo para levar para a Paróquia e criar uma Pastoral da Comunicação.”
Padre André Lima, participante, 37 anos.
Arquidiocese de Brasília
“Gostei muito pela representatividade dos membros da comunicação de todo o país. O alto nível dos painéis. A procura pelos laboratórios demonstrou a boa realização dessa edição.”
João Carlos, participante, 17 anos.
Paróquia São João Evangelista – Rio de Janeiro
“Encontro bom, muito proveitoso. Temos que vir com disponibilidade para receber as informações e aplicar o conteúdo dentro da nossa realidade, da nossa Paróquia. Passar adiante as informações.”
Raphael Guimarães, participante, 30 anos.
Seminarista de Teologia – Volta Redonda
“Apesar das dificuldades, todos se empenharam, foram solícitos. Participei do laboratório de rádio comunitária e achei as explicações sobre o modelo de transição de uma rádio comum para uma rádio de comunidade muito boa. Já fui a outros mutirões, não perco um. Em Natal estaremos lá.”
Padre Carlos Danilo de Araújo Santos, participante, 25 anos.
Arquidiocese de Picos – Piauí
“O mutirão foi muito bom, tem respondido as expectativas. Também demonstra a força da Igreja no Brasil. O número de participantes também foi impressionante. Acaba por promover um encontro de culturas bem grande, Cristo não muda em sua essência, mas sim na forma de comunicar.”
Portal PUC-Rio Digital foi o primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país
Portal se integra ao Comunicar e reforça comunicação da PUC-Rio
Retratos do Portal: bastidores da redação do 5º andar do Kennedy
"O repórter deve ir em busca da audiência”